32.1 C
Rondonópolis
segunda-feira, 15 dezembro - 16:15
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesConsultoria para implantação de ônibus elétricos Eletra Consult e linha de chassis...

Consultoria para implantação de ônibus elétricos Eletra Consult e linha de chassis próprios da Eletra já recebem contatos de empresários e gestores de públicos


Novidades foram antecipadas pelo Diário do Transporte e serão apresentadas a todo público com mais detalhes a partir desta terça-feira (28) até quinta-feira (30) no Arena ANTP, em São Paulo

ADAMO BAZANI

Nem ainda foram apresentadas oficialmente, mas duas novidades no segmento de ônibus elétricos no País já receberam contatos de empresários e gestores públicos: a primeira linha de chassis de coletivos elétricos desenvolvida e produzida por uma empresa com origem e capital integralmente brasileiro e um serviço de consultoria denominado Eletra Consult, considerado inédito na América Latina, que desenvolve a implantação de frotas elétricas, desde antes mesmo da compra dos veículos, considerando até mesmo as obras civis de adequações das garagens e terminais, passando pelo levantamento das linhas de financiamento mais adequadas para cada empresa, até a operação, manutenção e indicação das possibilidades de uso das baterias após não servirem mais para as linhas regulares.

Os lançamentos são da Eletra Industrial, empresa com sede em São Bernardo do Campo (SP), e serão apresentados com detalhes entre as 14h desta terça-feira, 28 de outubro de 2025, e quinta-feira (30) no Arena ANTP, evento da ANTP – Associação Nacional dos Transportes Públicos, OTM e Diário do Transporte-PodCast do Transporte, que ocorre no Transamérica Expo Center, que fica à Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro, São Paulo (SP).

O estande da Eletra é o D02, ao lado do auditório principal e é o maior da feira.

Nesta segunda-feira (27), o Diário do Transporte antecipou as linhas gerais das novidades com uma entrevista exclusiva da diretora-presidente da Eletra, Milena Braga Romano, que ainda falou do lançamento em parceria com a WEG, outra empresa brasileira, de uma nova geração de motores elétricos para ônibus com a tecnologia de imã e de baterias que deixam os coletivos cerca de 350 kg mais leves, reduzem o espaço ocupado na carroceria e ampliam a área para mais bancos aos passageiros. Além disso, a promessa é que de as baterias com a nova tecnologia tenham uma retenção energética maior, o que pode resultar em maiores autonomias e prolongamento da vida útil.

A entrevista na íntegra você assiste clicando neste link:

Pouco tempo depois da publicação no Diário do Transporte, tanto gestores públicos de prefeituras e Estados como frotistas entraram em contato interessados nas novidades.

O que chamou a atenção foi a procura por detalhes do Eletra Consult, o que mostra que há ainda muitas dúvidas em relação à eletrificação que vão muito além do tipo de ônibus a escolher. Quando esteve na Bélgica, na Busworld 2025, a convite da Mercedes-Benz, o Diário do Transporte constatou que na Europa tem iniciado a tendência de os fabricantes de veículo participarem ativamente de todo o processo de implantação de frotas elétricas, mas, até então, na América Latina não havia esse serviço completo lançado pela Eletra.

CONSULTORIA ALÉM DO ÔNIBUS:

Segundo a Eletra, o serviço não é uma ação de venda e não se limita a oferecer produtos e soluções prontas, mas desenvolver personalizadas com base nos padrões técnicos estipulados pelos órgãos de metrologia e segurança, definindo até mesmos as alternativas mais indicadas de obras civis, de relacionamento com a distribuidora de energia e as linhas de financiamento disponíveis no mercado brasileiro. O diagnóstico da rede de distribuição, potência e como compatibilizar tudo isso à demanda de passageiros das linhas para aí sim escolher o modelo de ônibus possível fazem parte da abrangência do Eletra Consult.

CHASSIS E ACESSO MAIS FÁCIL A FINANCIAMENTOS BNDES E FINAME:

Sobre os chassis nacionais Eletra, a empresa diz que a gama já disponível para a venda engloba os principais segmentos de ônibus urbanos e metropolitanos no Brasil, desde alimentadores com 11,5m, passando pelos básicos (12m) e padrons (12m a 13m), até os superarticulados (20m a 23m) de alta capacidade de atendimento que, apesar das dimensões elevadas, são de fácil manobra devido ao eixo direcional traseiro que também esterçam. Por terem o maior nível de nacionalização hoje entre as marcas disponíveis no mercado, ao optar pelos chassis Eletra, é possível ter acesso mais garantido e simplificado a linhas de financiamento públicos voltados à economia verde nacional, como Finame e pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

ABAIXO DO MAPA DO ESTANDE DA ELETRA NO ARENA ANTP VEJA MAIS DETALHES DAS NOVIDADES:

ELETRA CONSULT

São muitas as dúvidas ainda quanto à eletrificação das frotas de ônibus por todo o País que partem de diversos atores fundamentais na mobilidade, como as empresas de transportes e os gestores públicos, sejam municipais, estaduais e até mesmo federais.

As questões são as mais diversas e vão desde os modelos de ônibus mais adequados para cada operação, infraestrutura nas garagens e redes de distribuição antes da compra e até formas mais adequadas de financiamentos.  São fatores que mudam muito de uma cidade para outra, ou mesmo numa mesma cidade entre diferentes linhas e numa mesma garagem.

Com o objetivo de colaborar para um transporte mais limpo e que se sustente financeiramente e tecnicamente desde sua implantação até o descarte de baterias após os anos de uso, a Eletra Industrial, fabricante genuinamente brasileira líder nacional na produção de ônibus elétricos, apresenta o serviço Eletra Consult.

Segundo a presidente da empresa, Milena Braga Romano, não se tratam de ações de vendas, mas realmente de apoio para todas as cadeias envolvidas na mobilidade.

“A Eletra tem mais de 30 anos atuando na produção e desenvolvimento de ônibus com tração elétrica. Somos uma empresa totalmente nacional e nascemos de um grupo operador de transportes com 115 anos de história. Então, sabemos e vivemos de perto da realidade em todas as pontas, fabricação e operação, além de atuarmos com a gestão pública. A Eletra é muito mais que fabricante de ônibus, somos desenvolvedores de soluções de mobilidade elétrica” disse Milena.

O serviço EletraConsult contempla todas as etapas necessárias para a descarbonização dos transportes coletivos, bem antes mesmo da aquisição dos ônibus.

“É uma via de várias mãos. A escolha do modelo de ônibus depende da infraestrutura e a infraestrutura é definida de acordo com as necessidades operacionais dos serviços, ou seja, do modelo de ônibus. Não tem como escolher o tipo de ônibus sem o dimensionamento exato do que é possível implantar em termos de carregadores, subestações, rede de distribuição pública e espaço físico. Mas o transporte se faz nas ruas. Então, também não tem como escolher a infraestrutura necessária sem ter noção da frota mais adequada para cada tipo de operação e de linha. Um nasce com o outro. Por isso, sentamos com o operador e com o gestor e criamos as soluções melhores” – disse.

LINHA DE CHASSIS

Os novos chassis com a marca Eletra atendem aos principais segmentos dos transportes coletivos no Brasil e América Latina, desde midiônibus com 11,5m, passando pelos básicos (12m) e padrons (12m a 13m), até os superarticulados (20m a 23m) de alta capacidade de atendimento que, apesar das dimensões elevadas, são de fácil manobra devido ao eixo direcional traseiro que também esterçam.

No caso dos modelos midiônibus, básicos e padrons, a aplicação é tanto para linhas alimentadoras de corredores de ônibus de grande carregamento ou de sistemas metroferroviários, como também para linhas principais e troncais.

Já os superarticulados por terem os eixos traseiros direcionais e configurações entre 20m e 23m são indicados tanto para corredores exclusivos (simples e BRTs – Bus Rapid Transit), mas também em trajetos fora de corredores, em ruas e avenidas de trânsito comum. Além disso, essa flexibilidade permite com que as operações sejam compatíveis com diferentes estruturas e portes de terminais de ônibus e estações de integração e transferência de linhas.

Todos os chassis são de piso baixo e a autonomia pode variar entre 250 km e 350 km, dependendo das condições de operação. A plataforma do chassi é produzida pela nossa parceira Mercedes Benz, o que garante a robustez de um modelo já testado e aprovado no sistema de transporte no país. Eletrificamos com tecnologia Eletra a mesma plataforma do modelo à diesel, sem motor e câmbio.

SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS DE BATERIAS, MOTORES E INVERSORES

Já em relação a tecnologia embarcada, a Eletra em parceria com a WEG, indústria também genuinamente brasileira, traz diversas novidades.

Um dos destaques é a nova célula de baterias, com mais capacidade energética, o que garante maiores autonomias com o mesmo peso dos modelos atuais.

Já os novos motores e inversores permitem uma redução de peso de cerca de 350 kg e ampliação da capacidade total de transportes, dependendo da configuração de cada veículo.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments