Publicado em: 15 de novembro de 2024
Termo assinado em 18 de agosto de 2023 com as empresas Maubertec e Cobrape previa conclusão dos serviços em 2024
ALEXANDRE PELEGI
A Prefeitura de São Paulo prorrogou o contrato para a elaboração dos projetos básico e executivo da requalificação do Corredor de Ônibus Santo Amaro/João Dias, trecho entre a Avenida Portugal e o Terminal João Dias, na Zona Sul.
Trata-se do primeiro aditamento ao contrato, firmado com o Consórcio MBCB-5 no dia 04 de novembro de 2024, autorizando a prorrogação do prazo contratual por 12 meses, a partir de 20 de setembro, com a adoção de um novo cronograma físico-financeiro.
Como mostrou o Diário do Transporte, a SPObras anunciou, no dia 28 de agosto de 2023, a assinatura do contrato para elaboração dos projetos básico e executivo de requalificação do corredor.
O contrato, no valor de R$ 4,6 milhões (R$ 4.613.972,42), tinha prazo de 12 meses, e foi assinado entre a Siurb (Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana) e o Consórcio MBCB-5, composto pelas empresas Maubertec e Cobrape.
CORREDOR
O corredor Santo Amaro/João Dias, com 7,8 quilômetros, tem início na Av. Santo Amaro junto à Av. Portugal, seguindo até o entroncamento com a Rua Nove de Julho, onde tem início a Avenida João Dias, por onde o corredor prossegue até alcançar o Terminal João Dias, logo após transpor a Marginal do Rio Pinheiros.
Em março de 2022 a prefeitura da capital paulista informou que os corredores programados para implantação, dentre os quais está o Santo Amarao/João Dias, serão equipados com semáforos inteligentes, capazes de monitorar o volume e o fluxo de tráfego para, então, definir o tempo de duração dos sinais verde e vermelho. “A captação das informações sobre o comportamento do trânsito ajudará a definir os intervalos que os semáforos vão operar, contribuindo para maior fluidez do tráfego e agilidade dos trajetos”, dizia o comunicado.
“As paradas de ônibus contarão com painéis eletrônicos de mensagens variáveis, que auxiliam os condutores mediante a veiculação de mensagens dinâmicas em tempo real sobre situações das vias, tais como acidentes, congestionamentos, direcionamento do tráfego, emergências, rotas alternativas, obras e condições meteorológicas adversas.
Todas as melhorias previstas visam o aumento da velocidade média dos ônibus, a redução dos custos operacionais, além de proporcionarem mais segurança e conforto aos passageiros”.
A concorrência para o corredor Santo Amaro/João Dias havia sido retomada pela prefeitura no dia 18 de janeiro de 2020, mas posteriormente revogada.
Como mostrou o Diário do Transporte, em novembro de 2021 a SPObras anulou os atos que haviam revogado a licitação. Na época, a empresa municipal convocou os licitantes que vinham atuando no certame para, em três dias úteis, contados da publicação, apresentarem manifestação para seguirem no processo licitatório, o que envolvia a manutenção da Equipe Técnica apresentada em suas propostas técnicas; a prorrogação da validade da proposta comercial; e a prorrogação da vigência de garantia das propostas comerciais. (Relembre)
Encerrado o processo licitatório, o Consórcio MBCB-5 venceu o certame, e finalmente assinou contrato no dia 18 de agosto de 2023.
Alexandre Pelegi, jornalista especalizado em transportes