Publicado em: 5 de agosto de 2025
Fonte: Thales Group – www.thalesgroup.com
Termo assinado em 2017 com a Alstom tinha valor de R$ 42,8 milhões; atualmente serviços são realizados pelo Consórcio Integração (Sprail e Telar)
ALEXANDRE PELEGI
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) firmou o 4º Termo de Aditamento ao contrato com o Consórcio Integração para a implantação do Sistema de Controle de Tráfego (SCT) e do Sistema de Transmissão Óptico (STO) da Linha 9–Esmeralda.
Publicado no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira, 05 de agosto de 2025, o aditivo prevê a inclusão de novos itens e serviços e estende o prazo de execução em mais cinco meses.
Com valor de R$ 3,3 milhões (R$ 3.308.267,95), o novo aditamento contempla a readequação da planilha de quantidades e preços, além da atualização dos critérios de medição. O cronograma físico-financeiro também foi revisto, assim como os marcos de controle de início e entrega das etapas do projeto. A vigência adicional visa garantir a conclusão dos trabalhos entre os trechos de Varginha e a interface com Grajaú.
O contrato original foi assinado em 2017 com a empresa Alstom, com valor inicial de R$ 42,8 milhões, e previa a implantação do SCT entre as estações Grajaú e Varginha da Linha 9–Esmeralda, com integração ao Sistema de Controle Centralizado (SCC).
Posteriormente, o contrato passou para a responsabilidade do Consórcio Integração, formado pelas empresas SPRAIL Serviços Ferroviários Ltda. e Telar Engenharia e Comércio S.A., atual executante do projeto.
Desde então, o contrato passou por quatro aditamentos que incluíram ampliações de escopo, prorrogações de prazo e adequações ao marco legal, como a inclusão de cláusulas relacionadas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O valor total atualizado, após o novo aditivo, supera os R$ 61,2 milhões (valor nominal).
A contratação é vinculada ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com o objetivo de aprimorar a segurança e a eficiência da operação ferroviária no extremo sul da capital paulista.
Importância do SCT e STO
O Sistema de Controle de Tráfego (SCT) e o Sistema de Transmissão Óptico (STO) exercem funções complementares e essenciais para o funcionamento seguro e eficiente de uma linha ferroviária.
O SCT é responsável pelo gerenciamento e supervisão do movimento dos trens ao longo da via. Entre suas principais funções estão a autorização e o monitoramento da circulação das composições, o controle de intertravamentos (como sinais e chaves), o envio de comandos automáticos de parada em situações de emergência e a manutenção de distâncias seguras entre os trens. O sistema também se integra ao Centro de Controle Operacional (CCO), permitindo uma operação coordenada e segura. Seu principal objetivo é evitar colisões, otimizar a fluidez da circulação e aumentar a confiabilidade da operação ferroviária.
Já o STO é a infraestrutura de telecomunicações que permite a troca de informações entre os diversos sistemas da ferrovia. Ele utiliza tecnologia de fibra óptica para transmitir sinais e dados com alta velocidade e estabilidade, interligando os equipamentos do SCT, o CCO, as estações e outros sistemas auxiliares. Além disso, o STO viabiliza a comunicação de voz e dados entre operadores e trens, e é essencial para o funcionamento de sistemas de segurança, videomonitoramento (CFTV), bilhetagem eletrônica e painéis de informação ao usuário.
Em conjunto, o SCT e o STO garantem que a operação ferroviária ocorra com segurança, precisão e comunicação contínua, desde a sinalização até a supervisão centralizada.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes