Publicado em: 17 de junho de 2025
Projetos de requalificação na Zona Sul e obras na Zona Norte recebem aprovação para correção de valores e aditamento
ALEXANDRE PELEGI
A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (SIURB) de São Paulo publicou nesta terça-feira, 17 de junho de 2025, a autorização para reajustes contratuais e um aditamento de valor em importantes projetos de corredores de ônibus na cidade.
As decisões, acolhidas pelo Secretário Marcos Monteiro, têm como base cláusulas contratuais e a legislação vigente, e visam adequar os valores dos contratos à realidade econômica, utilizando o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-FIPE).
Reajuste para o Corredor Santo Amaro/João Dias
O Consórcio MBCB-5, responsável pela elaboração do projeto básico e executivo da requalificação do corredor de ônibus Santo Amaro/João Dias, no trecho entre a Avenida Portugal e o Terminal João Dias, na Zona Sul, teve um reajuste autorizado no valor de R$ 1,5 milhão (R$ 1.537.550,94). Este reajuste corresponde a um percentual atualizado de 33,3238%, referente ao mês de março de 2024, aplicado ao Contrato TC 187/SIURB/2023. Após o reajuste, o valor total do contrato alcança R$ 6.151.523,36. A autorização foi fundamentada na Cláusula 13.1 do referido contrato.
Reajuste para o Corredor Itapecerica
Outro reajuste significativo foi concedido à Planservi Engenharia Ltda para o Contrato TC 069/SIURB/2021. A empresa é encarregada da elaboração do projeto básico e executivo da requalificação do corredor de ônibus Itapecerica, no trecho entre o Terminal João Dias e o Terminal Capelinha, também na Zona Sul. O valor do reajuste totalizou R$ 735 mil (R$ 735.171,87), com base em percentuais de 29,5990% referentes a março de 2023 e 2,8741% referentes a março de 2024, utilizando o IPC-FIPE. O valor contratual atualizado após os reajustes atinge R$ 3.083.455,49. A autorização também se deu com base na Cláusula 13.1 do contrato.
Aditamento de Valor para o Corredor Imirim
Além dos reajustes, a Prefeitura também aprovou Termo de Aditamento ao Contrato Nº 083/SIURB/23, celebrado com o Consórcio Corredor Imirim, para a execução das obras e serviços de reforma do corredor de ônibus da Avenida Imirim (trecho entre Avenida Deputado Emílio Carlos e Alameda Afonso Schimidt), incluindo a requalificação das intersecções e plataformas/paradas de ônibus com implantação de sistemas de monitoramento na Região Norte da cidade de São Paulo.
O objeto do aditamento foi a alteração do valor contratual e dos recursos financeiros. O contrato inicial, que tinha um valor de R$ 85.672.201,59, recebeu um acréscimo de quase R$ 12 milhões (R$ 11.843.434,51). Isso elevou o novo montante contratual para R$ 97.515.636,10. A assinatura deste termo de aditamento ocorreu em 05 de junho de 2025.
Todas as autorizações foram publicadas em 17 de junho de 2025, conforme documentos da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana.
SAIBA MAIS SOBRE CADA CONTRATO:
I – O corredor Santo Amaro/João Dias, com 7,8 quilômetros, tem início na Av. Santo Amaro junto à Av. Portugal, seguindo até o entroncamento com a Rua Nove de Julho, onde tem início a Avenida João Dias, por onde o corredor prossegue até alcançar o Terminal João Dias, logo após transpor a Marginal do Rio Pinheiros.
Em março de 2022 a prefeitura da capital paulista informou que os corredores programados para implantação, dentre os quais está o Santo Amarao/João Dias, serão equipados com semáforos inteligentes, capazes de monitorar o volume e o fluxo de tráfego para, então, definir o tempo de duração dos sinais verde e vermelho. “A captação das informações sobre o comportamento do trânsito ajudará a definir os intervalos que os semáforos vão operar, contribuindo para maior fluidez do tráfego e agilidade dos trajetos”, dizia o comunicado.
“As paradas de ônibus contarão com painéis eletrônicos de mensagens variáveis, que auxiliam os condutores mediante a veiculação de mensagens dinâmicas em tempo real sobre situações das vias, tais como acidentes, congestionamentos, direcionamento do tráfego, emergências, rotas alternativas, obras e condições meteorológicas adversas.
Todas as melhorias previstas visam o aumento da velocidade média dos ônibus, a redução dos custos operacionais, além de proporcionarem mais segurança e conforto aos passageiros”.
A concorrência para o corredor Santo Amaro/João Dias havia sido retomada pela prefeitura no dia 18 de janeiro de 2020, mas posteriormente revogada.
Como mostrou o Diário do Transporte, em novembro de 2021 a SPObras anulou os atos que haviam revogado a licitação. Na época, a empresa municipal convocou os licitantes que vinham atuando no certame para, em três dias úteis, contados da publicação, apresentarem manifestação para seguirem no processo licitatório, o que envolvia a manutenção da Equipe Técnica apresentada em suas propostas técnicas; a prorrogação da validade da proposta comercial; e a prorrogação da vigência de garantia das propostas comerciais. Relembre:
Prefeitura de SP retoma licitações de projetos de requalificação e reforma dos corredores Santo Amaro/João Dias e Interlagos
Encerrado o processo licitatório, o Consórcio MBCB-5 venceu o certame, e finalmente assinou contrato no dia 18 de agosto de 2023.
II – A execução de obras e serviços de reforma do Corredor de Ônibus Itapecerica foi contratada para o trecho entre os terminais João Dias e Capelinha, na zona sul da capital. As obras contemplam a requalificação das plataformas/paradas de embarque do corredor.
A requalificação do corredor Itapecerica, que estava atrasada e que é aguardada pela população para melhorar a fluidez dos ônibus e do trânsito comum, teve início em abril de 2024. O valor total da obra, anunciado na ocasião pela SPObras, é de R$ 78,8 milhões, com previsão de entrega até fevereiro de 2025.
Como mostrou o Diário do Transporte, em 2024 a prefeitura contratou a ENEL, pelo valor de R$ 16,6 milhões, para a realização de obras civis que vão possibilitar o enterramento da fiação elétrica na região do corredor de ônibus Itapecerica, e da avenida, na zona Sul, que passa por reforma. Relembre:
Prefeitura de São Paulo pagará R$ 16,6 milhões à ENEL para obras que vão possibilitar enterramento da fiação no corredor de ônibus Itapecerica, na zona Sul
Além do enterramento das redes de telecomunicações e elétrica e remoção dos postes de concreto para requalificação da paisagem urbana, as obras contemplam recuperação do pavimento de concreto por onde passam os ônibus e do asfalto nas faixas dos carros; novas paradas de ônibus mais acessíveis e um sistema de monitoramento do tráfego, da operação dos ônibus e dos semáforos.
III – As obras do Corredor Imirim abrangem o trecho da Avenida Imirim entre a Avenida Deputado Emílio Carlos e a Alameda Afonso Schmidt. As intervenções incluem a requalificação de interseções e plataformas/paradas de ônibus, além da implementação de sistemas de monitoramento. O escopo detalhado prevê implementação de pavimento rígido nas paradas e flexível nas demais faixas, instalação de superguia, reforma das paradas com implantação de pavimento rígido, totens acessíveis, rampas de acesso, piso tátil, faixas de ultrapassagem em paradas, melhorias na microdrenagem, renovação da sinalização com botão para pessoas com deficiência auditiva, instalação de valas técnicas para o sistema do corredor e enterramento de redes aéreas, adequações na iluminação pública e enterramento das redes de telecomunicação com retirada dos postes.
Paralelamente, a prefeitura assinou um contrato separado de R$ 48 milhões com a ENEL (Eletropaulo Metropolitana) para enterrar a fiação elétrica e remover todos os postes neste mesmo trecho. Este serviço, com prazo de 365 dias para conclusão, também inclui a implantação de semáforos inteligentes para dar preferência aos ônibus, reforço do pavimento, nova iluminação e reforma dos pontos. Os semáforos inteligentes monitorarão volume e fluxo para ajustar os tempos de sinal. As paradas terão painéis eletrônicos com informações em tempo real sobre a via.
O corredor da Avenida Imirim possui 4,6 quilômetros de extensão e conecta importantes avenidas da Zona Norte. A prefeitura afirma que as melhorias visam aumentar a velocidade média dos ônibus, reduzir custos operacionais, e proporcionar mais segurança e conforto aos passageiros, beneficiando 112 mil pessoas diariamente.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes