Publicado em: 19 de novembro de 2025

Sistema inaugurado ainda nos anos 1980, operado atualmente pela NEXT Mobilidade, vai passar por modernização. Ministro Jader Filho disse ao Diário do Transporte que um dos focos do Governo Federal serão corredores e BRTs menos poluentes de caráter metropolitano
ADAMO BAZANI
Colaborou Vinícius de Oliveira
O Corredor Metropolitano ABD, de ônibus e trólebus, que liga o ABC Paulista às regiões leste e sul da capital, foi incluído no Mapeamento de Iniciativas Climáticas Urbanas no Brasil do Ministério das Cidades, trabalho feito com apoio da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável.
Além disso, o sistema, que passa por diferentes cidades da Grande São Paulo e atende a cerca de 300 mil pessoas por dia, foi apresentado em Belém (PA), na COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025).
O exemplo de caso foi exibido em três sessões oficiais da COP 30 — no Pavilhão Brasil, na Zona Verde (Green Zone, área de livre acesso a todo o público) e na Zona Azul (Blue Zone, área destinada a autoridades).
O sistema inaugurado em 1986 e operado atualmente pela NEXT Mobilidade, vai passar por modernização.
“O Mapeamento reúne iniciativas de todo o país que diretamente apoiam o enfrentamento das mudanças climáticas, destacando ações inovadoras em mitigação, adaptação e resiliência” – diz a concessionária NEXT Mobilidade, em nota.
As informações sobre o Corredor Verde estão disponíveis no Painel Interativo de Iniciativas Climáticas Urbanas, hospedado na Agenda de Sustentabilidade do Ministério das Cidades.
A plataforma apresenta dados completos sobre cada projeto habilitado, incluindo especificamente, indicadores e links de acesso, em seis idiomas: português, inglês, espanhol, alemão, francês e italiano.
O Corredor Metropolitano ABD tem 45 km de extensão, sendo o eixo principal com 33 km ligando a região do bairro o Jabaquara, na zona Sul da capital paulista, à São Mateus, na zona Leste, passando pelas cidades de Santo André, Mauá (Terminal Sônia Maria), São Bernardo do Campo e Diadema. Já o eixo de 12 km liga a cidade de Diadema à capital até a região do bairro do Brooklin, em outro ponto da zona Sul da cidade de São Paulo.
O sistema é operado por ônibus a diesel e trólebus. Foi a primeira concessão metropolitana de transportes por ônibus do País, em 1997, e o primeiro corredor também a contar com ônibus de tração elétrica em ligações intermunicipais. Atualmente, integra o SIT-ABC (Sistema Integrado de Transportes do ABC Paulista), que contempla também o BRT-ABC, que ainda está em implantação e vai ligar em 18 km com ônibus do tipo E-Trol (bateria e conectado a rede aérea) entre as cidades de São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul e a capital São Paulo, até os terminais Tamanduateí e Sacomã, na zona Sudeste.
CORREDORES E BRTs METROPOLITANOS NA MIRA DO GOVERNO FEDERAL:
Ligações entre cidades diferentes em regiões metropolitanas por ônibus mais eficientes e com tecnologias alternativas a apenas modelos movidos a diesel (mesclando formas de motorização) devem ser apostas do Governo Federal para melhorias nos deslocamentos, de implantação mais fácil, rápida e barata, enquanto as redes de trilhos avançam num ritmo mais lento.
Outro exemplo de ligações por ônibus, com parte da frota menos poluente que o diesel, que estão no foco do Governo Federal para incentivar em diferentes regiões metropolitanas pelo Brasil, está justamente na sede da COP30.
O Diário do Transporte esteve acompanhando em Belém (PA), os principais painéis sobre mobilidade, meio ambiente e saúde, e conheceu de perto o BRT Metropolitano de Belém, que conta com parte da frota de ônibus elétricos e passou a oferecer ligação direta e de baixo custo para que moradores de cidades que praticamente viviam no isolamento e, com o serviço, passaram a ter acesso mais barato e rápido aos recursos de saúde, educação, emprego e renda na capital Belém (PA).
A reportagem conversou com exclusividade com o Ministro das Cidades, Jader Filho, que revelou ao repórter Adamo Bazani, que a pasta vai incentivar a criação de sistemas de BRT (corredores de ônibus de maior demanda e velocidade) entre municípios vizinhos e que o sistema de Belém vai ser usado como modelo.
Relembre:


Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes


