Publicado em: 19 de maio de 2025
SPObras autorizou aditivo ao contrato com o Consórcio TS-Corredor Itapecerica para requalificação de paradas e reforma de trecho entre os terminais João Dias e Capelinha
ALEXANDRE PELEGI
A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (SIURB) autorizou a formalização de um Termo de Aditamento ao Contrato celebrado com o Consórcio TS-Corredor Itapecerica (Schunk/Tríade), para a execução de obras e serviços de requalificação das plataformas/paradas de embarque e reforma do Corredor de Ônibus Itapecerica, no trecho entre o Terminal João Dias e o Terminal Capelinha, na Zona Sul da cidade de São Paulo.
O aditamento tem como objetivo principal garantir o pleno cumprimento do escopo contratual.
Com 3,5 km de extensão, o corredor de ônibus está situado entre dois importantes terminais, num viário que é o principal eixo de ligação dos distritos de Capão Redondo, Campo Limpo, Jardim São Luís e Vila Andrade.
O Contrato nº 263/SIURB/2023 foi firmado em 04/12/2023.
As alterações contratuais incluem a adoção de uma nova planilha de serviços e preços e um novo cronograma físico-financeiro. A necessidade de readequação da planilha surgiu da solicitação da contratada para inclusão de serviços e preços adicionais ao contrato. A área gestora, a Gerência de Obras de Viários (GOV), manifestou concordância com a solicitação.
A nova planilha de serviços e preços altera o valor do contrato.
O valor inicial era de R$ 78.858.167,11, passando para R$ 85.272.204,19. Isso representa um acréscimo de R$ 6,4 milhões (R$ 6.414.037,08), correspondente a um aumento de 8,13% sobre o valor inicial do contrato. Este acréscimo foi realizado sem compensação de itens e sem decréscimos, e não foram feitas reduções de quantidades.
Além do acréscimo de valor, o aditamento prorroga o prazo de execução e de vigência do contrato. O novo cronograma físico-financeiro prorroga o prazo de execução até 18/06/2026, e estipula o prazo de vigência até 18/09/2026. A autorização específica menciona a prorrogação do prazo de execução contratual por mais 12 meses, a contar de 18/06/2025 até 17/06/2026.
Os recursos adicionais necessários para cobrir o acréscimo de valor serão suportados pelo exercício financeiro de 2026. Os recursos já empenhados para 2025 são considerados suficientes para o andamento atual das obras. Uma nota de empenho no montante necessário para cobrir as despesas com o aditivo proposto, onerando uma dotação específica, foi convalidada.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes