Publicado em: 14 de janeiro de 2026

Faixa preferencial busca melhorar a fluidez do transporte coletivo no bairro Bucarein e atender mais de 8 mil passageiros por dia
YURI SENA
Entrou em funcionamento o corredor exclusivo de ônibus da rua Urussanga, no bairro Bucarein, em Joinville. Com a conclusão das obras na via, o Departamento de Trânsito (Detrans) realiza os últimos ajustes na sinalização. A partir de agora, a faixa da direita é destinada exclusivamente à circulação de ônibus e veículos autorizados, como ambulâncias, viaturas oficiais e táxis.
De acordo com o Detrans, a medida tem como objetivo melhorar o desempenho do transporte coletivo, especialmente após a implantação do binário com a avenida Coronel Procópio Gomes, que aumentou o fluxo de veículos na região Sul da cidade. A expectativa é reduzir o tempo de deslocamento dos ônibus e garantir maior regularidade nas viagens.
Em dias úteis, o trecho é utilizado por mais de 8 mil passageiros, distribuídos em 171 viagens diárias das linhas 0304 – Itaum/Centro via Procópio Gomes, 0601 – Guanabara/Centro e 0603 – Guanabara/Centro.
Condutores que utilizarem indevidamente a faixa exclusiva estarão sujeitos à penalização prevista no Código de Trânsito Brasileiro. Segundo dados municipais, esse tipo de infração esteve entre as mais registradas em Joinville ao longo de 2025.
A ativação do corredor ocorre após a conclusão das melhorias viárias na área do Parque Porto Cachoeira e trouxe alterações no acesso à Escola Sesi de Referência. As mudanças estão sendo informadas diretamente às famílias dos estudantes.
Nos horários de maior movimento, o acesso ao estacionamento da escola deixa de ser feito pela rua Urussanga e passa a ocorrer pela servidão Mário Adriano Dias, pelo Cais Conde D’Eu ou pela rua Santos.
Para reforçar a segurança de alunos e pedestres, foi implantada uma nova faixa de travessia em frente à escola. A faixa existente próxima à rua Santos será removida nos próximos dias, conforme o planejamento de trânsito.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte


