Publicado em: 13 de dezembro de 2025

Estações de transferência Arena e São Jorge ficarão temporariamente inoperantes
ARTHUR FERRARI
A Prefeitura de Manaus informou que diversas linhas de ônibus do transporte coletivo terão alterações temporárias de itinerário neste domingo, 14 de dezembro, das 5h às 7h, em razão da realização da corrida “Millenium em Movimento”, na avenida Constantino Nery, na zona Centro-Sul da capital. As mudanças serão coordenadas pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e têm como objetivo garantir a segurança dos atletas e a fluidez do tráfego durante o evento.
A prova, com percursos de cinco e dez quilômetros, terá largada e chegada no shopping Millenium, utilizando trechos da própria Constantino Nery. Durante o período da corrida, os ônibus irão realizar embarque e desembarque pelo lado direito da avenida, de forma paralela às plataformas existentes.
De acordo com o IMMU, as estações de transferência Arena e São Jorge ficarão temporariamente inoperantes até o término da competição. Com isso, as linhas alimentadoras dessas estações terão o trajeto estendido até o Terminal de Integração 1 (T1).
As linhas 118, 540 e 652, no sentido bairro/Centro, seguirão pela avenida Darcy Vargas e pela avenida Doutor Theomário Pinto da Costa, retornando pela rotatória das Letras para acessar a Constantino Nery. Já a linha 678 (T4/Ponta Negra) fará desvio pelas avenidas Theomário Pinto da Costa, Jacira Reis e Rita Gama Barros, seguindo posteriormente pela avenida Pedro Teixeira.
As linhas A402, A407 e 654 (bairro/Centro) utilizarão como desvio as avenidas Djalma Batista e João Valério, acessando a Constantino Nery até o T1. No sentido Centro/bairro, o itinerário será feito pelas ruas Simão Bolívar e Ferreira Pena, além da Constantino Nery, rua Pará e avenida Djalma Batista. As linhas A202, A206 e A225 (219 no retorno) também adotarão desvio semelhante.
Para as linhas 213 e 215, no sentido bairro/Centro, o trajeto seguirá normalmente até a avenida Lóris Cordovil, passando pela rua Vivaldo Lima, travessa dos Franceses, avenida Desembargador João Machado e, em seguida, pelas avenidas Mário Ypiranga ou Djalma Batista. No retorno aos bairros, os ônibus circularão pela rua Ferreira Pena, avenidas Álvaro Maia, Major Gabriel, Ayrão, Djalma Batista e Desembargador João Machado, além de vias locais.
As linhas 010, 207, 214, 223 e 227 terão desvio no sentido bairro/Centro a partir da avenida Paxiúbas, seguindo pela rotatória das Letras, avenidas Theomário Pinto, Djalma Batista, Álvaro Maia e Comendador Clementino. No sentido Centro/bairro, o trajeto será feito pela avenida Djalma Batista, alça de acesso da UEA, avenida Theomário Pinto e avenida Dom Pedro, retomando depois o itinerário habitual.
O IMMU orienta os usuários do transporte coletivo a se informarem sobre todos os desvios programados, planejarem seus deslocamentos com antecedência e considerarem rotas alternativas durante o período de interdição.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte


