Publicado em: 24 de julho de 2025
Durante toda a operação comercial de domingo (27), o trecho entre as estações Guaianases e Ferraz de Vasconcelos, da Linha 11-Coral, estará interrompido
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
Neste final de semana, 26 e 27 de julho de 2025, as linhas gerenciadas pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) passam por mudanças nas operações durante uma nova etapa de obras de melhorias e modernização ao longo da via férrea.
Sábado (26)
Entre 23h e meia-noite, os trens do serviço 710 que seguem no sentido Estação Rio Grande da Serra não prestam serviço na Estação Piqueri. Os passageiros que desembarcam nesta estação devem seguir viagem até a Lapa e retornar. Já para quem quer embarcar com destino a Rio Grande da Serra, deve fazer a viagem até a Estação Pirituba, desembarcar e embarcar no sentido oposto. Além disso, neste mesmo horário, os trens circulam pela plataforma 1 na Estação Lapa. As intervenções são necessárias para carga e descarga de materiais de via permanente, além de substituição de cabo mensageiro e transposição de acessórios na rede aérea de energia.
Na Linha 11-Coral, entre 11h e meia-noite, haverá operação assistida com intervalos diferentes das 11h às 19h, das 19h às 23h e das 23h à meia-noite. Entre 21h e meia-noite, os trens vão circular pela plataforma 1 nas estações Antonio Gianetti Neto e Ferraz de Vasconcelos. As obras são necessárias para reconstrução de via, execução de alívio de tensão, soldas, limpeza de faixa, descarga de brita e correção geométrica nos trilhos.
Na Linha 12-Safira, entre 23h e meia-noite, o embarque e o desembarque serão feitos pela plataforma 1 nas estações Comendador Ermelino e São Miguel Paulista. As mudanças vão ocorrer para serviços na rede aérea de energia.
Domingo (27)
Na Linha 11-Coral, durante toda a operação comercial, o trecho entre as estações Guaianases e Ferraz de Vasconcelos estará interrompido. A estratégia está sendo adotada para reconstrução de via, soldas, limpeza de faixa e descarga de brita, além de serviços na rede aérea de energia.
O sistema Paese estará em operação para atender os passageiros no trecho interditado. Haverá distribuição de senhas para embarque nas estações Guaianases e Ferraz de Vasconcelos, assim o passageiro poderá voltar ao sistema de trilhos nestas três estações sem custos adicionais.
Na estação Guaianases, o ponto de embarque nos coletivos acontece na Rua Salvador Gianetti, s/n (Terminal Sul); em Ferraz de Vasconcelos, o ponto de parada (sentido Antonio Gianetti Neto e Guaianases) fica na Rua Vereador Diomar Novaes, S/N. Já na Estação Antonio Gianetti Neto, o embarque acontece na Avenida Governador Jânio Quadros, 1200.
Já no serviço 710, das 4h às 6h, os trens que seguem no sentido Estação Rio Grande da Serra não prestam serviço na Estação Piqueri. Os passageiros que desembarcam nesta estação devem seguir viagem até Lapa e retornar. Já para quem quer embarcar com destino a Rio Grande da Serra, deve fazer a viagem até a Estação Pirituba, desembarcar e embarcar no sentido oposto.
Entre 8h e 18h, os trens do serviço 710 que seguem no sentido Estação Jundiaí não prestam serviço na Estação Piqueri. Os passageiros que desembarcam nesta estação devem seguir viagem até Pirituba e retornar. Já para quem quer embarcar com destino a Jundiaí, deve fazer a viagem até a Estação Lapa, desembarcar e embarcar no sentido oposto.
Além disso, os trens circulam pela plataforma 1 na Estação Lapa, entre 4 e 6h. Durante toda a operação comercial de domingo, as composições utilizam a plataforma 1 na Estação Capuava e a plataforma central 3 na Estação Mauá.
Outra mudança será no serviço Expresso Aeroporto, que neste domingo, das 5h às 19h, excepcionalmente, os trens chegam e partem da Estação da Luz.
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte