Publicado em: 23 de novembro de 2025

Relatório foi elaborado em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, seguindo as diretrizes do Programa Brasileiro GHG Protocol e da norma ABNT NBR ISO 14064-1:2022
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) divulgou o Relatório de Emissões de Gases de Efeito Estufa 2024, o primeiro inventário oficial de emissões.
A publicação ocorre em um momento estratégico, alinhada às discussões sobre sustentabilidade promovidas pelo Summit Agenda SP+Verde, do Governo de São Paulo, e à realização da COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, sediada no Brasil em Belém, no Pará, de 10 a 21 de novembro.
Pioneirismo
O relatório foi elaborado em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, seguindo as diretrizes do Programa Brasileiro GHG Protocol e da norma ABNT NBR ISO 14064-1:2022. A CPTM é a primeira operadora de trens urbanos de passageiros a publicar um inventário estruturado de emissões de gases de efeito estufa no país.
A iniciativa estabelece 2024 como ano-base para mensuração e acompanhamento das emissões, criando parâmetros para futuros ciclos de monitoramento e possibilitando o estabelecimento de futuras metas de redução. O estudo foi conduzido conforme as boas práticas de transparência e conservadorismo metodológico, reconhecendo e gerindo incertezas para garantir a credibilidade dos resultados.
Resultados e indicadores de eficiência
O inventário revelou que, em 2024, a CPTM gerou 37.379 toneladas de CO₂ equivalente (tCO₂e – unidade que permite comparar e somar o impacto climático de diferentes gases), considerando emissões diretas e indiretas em suas operações.
A distribuição por escopo foi a seguinte:
• 20,3% estão concentradas no Escopo 1, com destaque para emissões fugitivas de SF₆ e gases refrigerantes;
• 56,8% das emissões vieram do consumo de eletricidade, Escopo 2;
• 23,9% correspondem ao Escopo 3, principalmente de resíduos de obras e operações.
Mesmo sendo um sistema eletrointensivo, o modal ferroviário da CPTM apresentou alta eficiência climática, com índice de somente 3,3 g CO₂e/passageiro/km, valor 96% menor do que o de um ônibus urbano movido a diesel. Isso significa que uma viagem de trem emite até 27 vezes menos carbono do que a mesma viagem feita por ônibus.
Acesse o relatório em Link
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte


