Publicado em: 11 de fevereiro de 2025
Objetivo é utilizar a companhia de trens como um campo de aplicação para novas soluções e validações tecnológicas
ALEXANDRE PELEGI
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) divulgou nessa segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025, o resultado do Chamamento Público lançado para buscar parcerias para estudos de viabilidade, pesquisas aplicadas, provas de conceito, projetos funcionais e básicos, além do desenvolvimento de soluções tecnológicas e programas de formação.
A CPTM deferiu a Manifestação de Interesse apresentada pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS, autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.
O objetivo do convênio é promover a inovação e o desenvolvimento tecnológico no setor ferroviário.
Os projetos serão definidos em comum acordo, considerando os interesses e oportunidades de ambas as partes, por meio de um plano de trabalho.
Com o convênio, abre-se a possibilidade de conjugar estudos de alunos e pesquisadores com a prática no segmento ferroviário, além da ampliação dos campos de atuação e aplicação de teorias, experiências e publicações científicas.
A CPTM estima que ações dessa natureza produzirão impacto social direto e indireto para aproximadamente 2 milhões de pessoas transportadas pelos trens metropolitanos.
O chamamento público não envolve recursos financeiros a serem pagos ou recebidos pelas partes, sendo consideradas partidas e contrapartidas de natureza econômica. Cada parte arcará com as despesas decorrentes dos recursos humanos, tecnológicos e materiais necessários para a execução dos planos de trabalho.
O termo de convênio terá duração de 24 meses, podendo ser prorrogado.
A CPTM poderá utilizar os resultados e produtos dos planos de trabalho por 24 meses, sem ônus. Após esse período, a entidade poderá utilizar, compartilhar e comercializar os resultados e produtos, desde que autorizado pela CPTM.
Centro Paula Souza foi reconhecido como Instituto de Ciência e Tecnologia
O Centro Paula Souza (CPS), autarquia do Governo do Estado de São Paulo, é reconhecido como Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). A decisão foi tomada por unanimidade em reunião do Conselho das Instituições de Pesquisa do Estado de São Paulo (Consip) em 14 de setembro de 2021.
ICTs são organizações sem fins lucrativos, de administrações públicas ou privadas, que visam a criação e o incentivo a pesquisas científicas e tecnológicas.
O CPS, vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, está presente em 345 municípios e administra:
228 Escolas Técnicas (Etecs)
79 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais
468 Classes Descentralizadas
Atualmente, a instituição conta com mais de 317 mil alunos matriculados em cursos técnicos de nível médio e superior tecnológicos. Nas Etecs, são mais de 226 mil estudantes nos Ensinos Técnico, Integrado, Médio e Especialização Técnica, com 256 cursos disponíveis. Já as Fatecs atendem mais de 91 mil alunos em 96 cursos de graduação tecnológica. O CPS também oferece Formação Inicial e Continuada e Pós-Graduação.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes