35.5 C
Rondonópolis
sábado, 10 maio - 14:04
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesCPTM inicia testes para ligar a linha 11-Coral à Estação Palmeiras-Barra Funda...

CPTM inicia testes para ligar a linha 11-Coral à Estação Palmeiras-Barra Funda a partir de 15 de dezembro de 2024


Inicialmente, operações experimentais serão aos domingos, das 10h às 15h, e vão durar nove meses. Linha 11 deve  ser concedida à iniciativa privada, juntamente com as linhas 12 e 13

ADAMO BAZANI

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) vai começar a realizar no dia 15 de dezembro de 2024 os testes operacionais para ligar a Linha 11-Coral (Luz – São Paulo/Estudantes-Mogi das Cruzes) até a Estação Palmeiras-Barra Funda.

Com isso, a linha 11-Coral vai realizar conexão com as demais linhas que atualmente atendem na Estação Barra Funda, como Linha 7-Rubi e o Serviço Expresso Aeroporto, além das linhas 3-Vermelha do Metrô e 8-Diamante, operada pela ViaMobilidade.  Na Barra Funda há o terminal de ônibus municipais (SPTrans) e o Terminal Rodoviário, dos ônibus intermunicipais e interestaduais.

Ainda de acordo com a CPTM, nesta fase inicial, os testes ocorrerão todos os domingos das 10h às 15h e devem durar aproximadamente 9 meses.

A estatal explica que a Linha 11-Coral é a mais movimentada do sistema que opera e gerencia e éa que tem o menor intervalo da companhia – menor intervalo que na maioria dos metrôs do Brasil -, por isso, e para não afetar a operação e prejudicar os passageiros, a empresa precisou reduzir o período semanal de testes. Nos demais dias e horários, será mantido o trajeto normal da linha a partir da Estação Luz até Estudantes.

“O objetivo é iniciar a operação em horário comercial sem nenhuma pendência e sempre priorizando a segurança total do nosso passageiro”, explica, em nota, gerente de circulação da CPTM, Paulo Mota.

A chegada da Linha 11-Coral até a Estação Palmeiras-Barra Funda permitirá uma nova ligação entre as estações localizadas no centro da capital paulista (Barra Funda, Luz e Brás). Atualmente essa ligação também é possível com a utilização da Linha 7-Rubi.

“Com o início dos testes em 15/12 confirmamos o comprometimento da CPTM em promover um serviço cada vez mais de excelência aos nossos passageiros, melhorando a mobilidade e a transferência entre modais, o que facilita a vida e a rotina de quem utiliza diariamente os nossos trens”, afirmou, no mesmo comunicado, o presidente da CPTM, Michael Cerqueira.

A linha 11-Coral deve ser concedida à iniciativa privada, juntamente com as linhas 12 e 13.

Em 24 de outubro de 2024, como mostrou o Diário do Transporte, SPI (Secretaria de Parcerias em Investimentos) aprovou a modelagem final e autorizou a publicação do edital de parceria público-privada (PPP) para conceder à iniciativa privada as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade de trens operadas pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). O projeto é chamado de mobilidade urbana do Lote Ato Tietê, que abrange 4,6 milhões de habitantes da zona leste da Região Metropolitana de São Paulo.

Relembre:

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments