Publicado em: 10 de outubro de 2025
Processo definirá empresa que acompanhará tecnicamente o projeto de ATO das linhas da CPTM; instalação foi contratada pela Trivia Trens com a Siemens Mobility para as linhas 11, 12 e 13
ALEXANDRE PELEGI
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) realiza nesta sexta-feira, 10 de outubro, às 10h, a sessão pública da Licitação LC00625, que tem como objetivo contratar serviços técnicos especializados de engenharia para a supervisão do projeto e da implantação do Sistema de Operação Automática de Trens (ATO) nas linhas operadas pela empresa.
O sistema ATO, que automatiza parte da condução dos trens — controlando aceleração, frenagem e paradas com precisão —, tem como finalidade aumentar a segurança, a regularidade e a eficiência da operação ferroviária, além de reduzir o consumo de energia e melhorar o controle dos intervalos entre composições.
A sessão ocorrerá na Rua Boa Vista, 162, Centro de São Paulo, seguindo o modo de disputa fechado e presencial, com julgamento pela melhor combinação de técnica e preço.
O contrato de supervisão terá duração de 18 meses, contados a partir da emissão da ordem de serviço pela companhia.
Supervisão das obras do ATO contratadas pela Trivia Trens
A licitação da CPTM complementa o contrato recentemente firmado pela Trivia Trens, concessionária do Grupo Comporte, responsável pela operação e modernização das Linhas 11–Coral, 12–Safira e 13–Jade — conjunto conhecido como Lote Alto Tietê.
Conforme noticiado pelo Diário do Transporte nesta quinta-feira (09), a Trivia Trens contratou a Siemens Mobility para a implantação do sistema ATO nessas linhas, que vai permitir operação mais automatizada e segura dos trens, integrando novas soluções de controle e sinalização (leia aqui).
Modernização e integração tecnológica
O ATO representa um avanço no processo de modernização do sistema ferroviário metropolitano de São Paulo, aproximando a CPTM dos padrões tecnológicos adotados em metrôs de grandes cidades. O sistema permitirá redução de intervalos entre viagens, monitoramento contínuo de desempenho e melhor controle operacional, beneficiando milhares de passageiros diariamente.