Publicado em: 26 de julho de 2025
Linha metropolitana que já opera desde abril de 2022 terá agora pontos de embarque e desembarque no terminal, resultado de parceria entre Urbs e Amep
ALEXANDRE PELEGI
O Terminal Tatuquara, em Curitiba, passará a oferecer uma integração metropolitana inédita com os municípios de Araucária e Fazenda Rio Grande a partir desta terça-feira, 29 de julho de 2025.
A iniciativa, informa a prefeitura de Curitiba (PR), visa atender uma antiga demanda da população local e da região por uma conexão direta entre as três cidades.
A linha metropolitana I11-Araucária/Fazenda Rio Grande, que já opera desde abril de 2022, terá agora pontos de embarque e desembarque no Terminal Tatuquara. Essa integração é esperada para beneficiar os aproximadamente 34 mil passageiros que utilizam o terminal diariamente.
O prefeito Eduardo Pimentel afirmou que a integração “era uma demanda da população da região que estamos atendendo a partir de terça-feira e que vai ajudar muito na rotina dos passageiros que precisam ir e voltar dos municípios vizinhos“.
Um dos principais benefícios da nova integração é que os moradores de Tatuquara e da região não precisarão mais se deslocar até o Terminal do Pinheirinho para acessar os dois municípios metropolitanos.
Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), destacou que a medida atenderá “principalmente os passageiros que se deslocam para Araucária e Fazenda Rio Grande para trabalhar“, permitindo que “saiam mais tarde e cheguem mais cedo em casa”, o que “significa melhora da qualidade de vida da população“.
A integração é resultado de uma parceria entre a Urbs e a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep).
Detalhes da Operação:
- A linha I11-Araucária/Fazenda Rio Grande funcionará nos dias úteis, das 5h20 às 20h05.
- Serão 24 partidas diárias, com frequência de 35 minutos.
- O Terminal Tatuquara contará com duas plataformas para embarque e desembarque da linha, uma para cada sentido.
- Após uma avaliação inicial da operação e do comportamento da demanda, ajustes operacionais poderão ser realizados na linha Araucária/Fazenda Rio Grande.
Esta é a segunda grande demanda da população atendida pela Prefeitura no Terminal Tatuquara em menos de um ano. Em agosto do ano passado, foi implantada a linha 707-Tatuquara/Centro, um “Ligeirinho” com um trajeto de 46,9 km, que proporciona uma economia de 15 minutos no tempo de deslocamento para os passageiros que antes precisavam ir até o Terminal Pinheirinho para acessar o Centro da cidade.
A linha 707-Tatuquara/Centro opera com 15 veículos, intervalo de 8 minutos no horário de pico e 20 minutos em horários de menor movimento, com capacidade para atender até 14,4 mil usuários por dia e tempo de trajeto de 60 minutos.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes