17.2 C
Rondonópolis
sábado, 5 julho - 01:58
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesCuritiba (PR) apresenta avanços no transporte sustentável durante encontro nacional de mobilidade

Curitiba (PR) apresenta avanços no transporte sustentável durante encontro nacional de mobilidade


Cidade compartilha ações focadas em eletromobilidade, inclusão tarifária e descarbonização no evento promovido pela WRI e Qualiônibus

ARTHUR FERRARI

Durante a XV Reunião Geral do Grupo de Benchmarking Qualiônibus, realizada na quinta-feira (3), Curitiba (PR) apresentou as medidas que têm adotado para aprimorar seu sistema de transporte coletivo, com foco em sustentabilidade, modernização tarifária e transição energética. O evento, promovido pela WRI Brasil em parceria com a Urbs e o Ippuc, reúne até esta sexta-feira (4) representantes de mobilidade urbana de diversas cidades brasileiras, no Centro de Eventos Imap Barigui.

O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, expôs as iniciativas implementadas pelo município, entre elas o uso crescente de ônibus elétricos, novas formas de pagamento, tarifa diferenciada fora do horário de pico, benefício de meia passagem aos domingos e gratuidade para pessoas em busca de emprego. Projetos estruturantes como o Inter 2 e o BRT Leste/Oeste também foram destacados.

Parte das mudanças está atrelada ao novo contrato de concessão, que está sendo elaborado em conjunto com o BNDES e deve ter edital publicado em setembro. O documento será o primeiro no país a contemplar diretamente a mudança de matriz energética com metas de redução de emissões — 33% até 2030 e neutralidade até 2050.

Durante o evento, o coordenador técnico da Urbs, Clodoaldo Valentim, também detalhou ações recentes, como o congelamento tarifário por dois anos, a criação da Patrulha do Transporte Coletivo em conjunto com a Guarda Municipal, e a ampliação da integração temporal. Curitiba será novamente avaliada pela pesquisa de percepção de qualidade promovida pelo Qualiônibus entre setembro e outubro.

A presidente do Ippuc, Ana Zornig Jayme, ressaltou que “é preciso ser inovador para fortalecer o transporte público e a mobilidade ativa, que são as estratégias para cumprir desafios de mitigação e adaptação climática”.

Além de Curitiba, os municípios de Teresópolis (RJ) e Praia Grande (SP) também apresentaram diagnósticos e propostas baseadas em pesquisas de satisfação de usuários. A programação do encontro inclui visitas técnicas a estruturas estratégicas do transporte urbano da capital paranaense, como a estação Prisma Solar, a Linha Verde e o Terminal Santa Cândida.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments