26.1 C
Rondonópolis
quarta-feira, 22 outubro - 05:42
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesCuritiba (PR) apresenta nova concessão do transporte coletivo com foco em frota...

Curitiba (PR) apresenta nova concessão do transporte coletivo com foco em frota elétrica e integração total


Licitação será dividida em cinco lotes e prevê R$ 3,7 bilhões em investimentos, incluindo 245 ônibus elétricos e dois eletropostos

ARTHUR FERRARI

O processo de modernização do transporte público de Curitiba (PR) deu um novo passo nesta segunda-feira (6), quando representantes de empresas e investidores participaram de uma reunião online para conhecer os detalhes da futura concessão do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), cuja licitação deve ser lançada em novembro. O leilão será realizado em janeiro de 2026, na Bolsa de Valores de São Paulo (B3).

A nova concessão vai reorganizar o sistema que hoje atende 555 mil passageiros pagantes por dia útil, com 309 linhas, 22 terminais, 329 estações-tubo e uma frota de 1.189 ônibus. O contrato, com duração de 15 anos, será dividido em cinco lotes — dois de BRT (com linhas exclusivas em canaletas) e três regionais (Norte, Sul e Oeste) — e prevê remuneração total projetada de R$ 18 bilhões ao longo do período.

De acordo com a Urbanização de Curitiba (Urbs), a estrutura do edital foi elaborada em conjunto com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o consórcio Oficina-Tylin-Rhein-Addax. O modelo de remuneração será feito por quilômetro rodado, substituindo o sistema baseado na quantidade de passageiros transportados, o que deve oferecer maior previsibilidade de custos e incentivar a produtividade das operadoras.

O edital de Curitiba é robusto e competitivo, fruto de um trabalho dos últimos dois anos com o BNDES para criar a melhor solução para modernizar o sistema e melhorar o serviço prestado aos passageiros, com frota sustentável, integração ampla e irrestrita, novas linhas e novos indicadores de qualidade”, afirmou Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.

Entre os avanços previstos estão R$ 3,7 bilhões em investimentos diretos, dos quais R$ 800 milhões serão destinados à compra de ônibus elétricos e à construção de dois eletropostos — um no Capão Raso e outro no Capão da Imbuia. O projeto é o primeiro do Brasil a ser estruturado desde o início com foco em sustentabilidade.

Nos primeiros cinco anos de concessão, 245 ônibus elétricos serão adquiridos, além de 1.233 veículos a diesel com motor Euro 6, de baixa emissão. A Urbs também pretende implantar integração temporal irrestrita, permitindo ao passageiro trocar de linha em qualquer ponto sem pagar nova tarifa — atualmente, a maioria das integrações ocorre apenas em terminais e estações-tubo.

A consulta pública do edital está aberta até 17 de outubro no site da Urbs (https://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/PORTAL/licitacaoTransporteColetivo/), onde também é possível acessar a minuta do contrato e o diagnóstico do sistema. A segunda audiência pública ocorrerá no dia 15 de outubro, no Espaço Imap Barigui, no bairro Santo Inácio, entre 19h e 22h.

O modelo prevê ainda a criação de um fundo garantidor, que será abastecido com recursos do Fundo de Participação dos Municípios, do IPI, do ICMS e do Imposto de Renda, assegurando maior estabilidade financeira ao sistema.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments