Publicado em: 26 de agosto de 2025
Medida faz parte do novo contrato de concessão que prevê frota elétrica, novas linhas e fundo garantidor para o transporte público
YURI SENA
A tarifa do transporte público de Curitiba permanecerá em R$ 6 até 2027. O congelamento foi confirmado nesta terça-feira, 26 de agosto de 2025, após a sanção do prefeito Eduardo Pimentel (PSD) a um projeto aprovado, sem votos contrários, pela Câmara Municipal.
A lei estabelece que, mesmo com a nova concessão do sistema , construída em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), não haverá impacto no valor cobrado dos passageiros.
O modelo prevê investimentos de R$ 3,9 bilhões ao longo de 15 anos, que deverão financiar a ampliação da frota elétrica, a substituição gradual de veículos a diesel, a criação de novas linhas, além de um fundo garantidor voltado à sustentabilidade financeira do transporte.
O edital de concessão será lançado em novembro, com leilão marcado para janeiro de 2026 na B3, em São Paulo. O contrato da nova operação está previsto para entrar em vigor em junho do mesmo ano.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte