27.6 C
Rondonópolis
quarta-feira, 21 maio - 17:21
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesCuritiba (PR) cria patrulha especializada para coibir rabeira e reforçar segurança no...

Curitiba (PR) cria patrulha especializada para coibir rabeira e reforçar segurança no transporte coletivo


Nova equipe da Guarda Municipal atuará em terminais e canaletas; lei sancionada prevê multa e apreensão de bicicletas

ARTHUR FERRARI

O prefeito de Curitiba (PR), Eduardo Pimentel, assinou nesta segunda-feira (20) o decreto que oficializa a criação da Patrulha de Proteção ao Transporte Coletivo. A nova força da Guarda Municipal, vinculada à Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, terá atuação específica nos terminais e canaletas de ônibus, com o objetivo de ampliar a segurança de usuários e trabalhadores do sistema.

A assinatura do decreto ocorreu na inauguração da sede da patrulha, localizada no bloco estadual da rodoviária de Curitiba. A medida é uma resposta a episódios recentes envolvendo riscos à integridade física de jovens que se penduram nos ônibus em movimento — prática conhecida como “rabeira” — e à crescente preocupação com a segurança operacional do transporte coletivo.

Além da criação da patrulha, foi sancionada uma nova lei que prevê multa e apreensão de bicicletas para quem for flagrado cometendo a infração. A ação visa coibir esse tipo de comportamento, que representa risco não apenas ao praticante, mas também aos motoristas e demais passageiros.

Representando os trabalhadores do setor, o presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana, Anderson Teixeira, avaliou positivamente as medidas. “O prefeito demonstra a sensibilidade para salvar vida dos jovens que se arriscam na prática da rabeira, mas, acima de tudo, tem um olhar humano, a preocupação com a saúde mental dos trabalhadores do transporte, que está abalada com últimos acontecimentos”, afirmou.

A cerimônia contou com a presença de autoridades municipais, incluindo o secretário de Comunicação Social, Marc Sousa, a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi, e o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello. Também participaram vereadores e representantes da Escola Pública de Trânsito e da Câmara Municipal.

A Patrulha de Proteção ao Transporte Coletivo passa a operar imediatamente, com foco em fiscalizações preventivas e resposta rápida a situações de risco. Segundo a administração municipal, o novo grupo atuará em conjunto com demais agentes de segurança pública para garantir o bom funcionamento da mobilidade urbana na capital paranaense.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments