26.1 C
Rondonópolis
quarta-feira, 22 outubro - 05:26
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesCuritiba (PR) recebe prêmio do Senatran por Campanha Ponto Cego em ônibus

Curitiba (PR) recebe prêmio do Senatran por Campanha Ponto Cego em ônibus


Botoeiras inteligentes também geraram conquista na premiação promovida pelo Ministério dos Transportes

ARTHUR FERRARI

Curitiba (PR) recebeu reconhecimento nacional por suas políticas de segurança viária e de educação no trânsito. Na sexta-feira (3), a capital paranaense foi premiada em duas categorias do Prêmio Senatran, promovido pelo Ministério dos Transportes e pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). A premiação valoriza iniciativas e tecnologias voltadas à redução de acidentes e à adesão ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS).

As ações premiadas foram a campanha Ponto Cego, voltada à conscientização sobre os riscos ao redor dos ônibus, e o projeto das botoeiras inteligentes, que garante maior segurança e acessibilidade a pedestres, especialmente idosos e pessoas com deficiência.

O secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna, ressaltou que o resultado reforça a importância do trabalho educativo e preventivo realizado na cidade. “Já estamos inscritos em outros concursos para que os nossos programas sejam reconhecidos e para que também sirvam de exemplo para ajudar na preservação da integridade física das pessoas”, afirmou Vianna.

Para o superintendente de Trânsito, Bruno Pessuti, a conquista demonstra o impacto positivo das políticas municipais. “Nós precisamos fazer a diferença, para mostrar que todas as vidas importam”, declarou.

Lançada durante o Maio Amarelo, a campanha Ponto Cego utilizou adesivos em ônibus do transporte coletivo para indicar áreas de baixa visibilidade ao redor dos veículos. A ação também contou com uma blitz educativa inédita no país, em que cidadãos puderam se sentar na cadeira de um motorista de biarticulado para visualizar, na prática, os pontos cegos.

Já o projeto das botoeiras inteligentes, implantado em 2015, conecta o cartão transporte da Urbs aos semáforos, ampliando o tempo de travessia e emitindo sinais sonoros e visuais para quem necessita de mais tempo ao cruzar a via. Segundo o Batalhão de Polícia de Trânsito do Paraná (BPTran), houve queda de 84% nos atropelamentos entre 2015 e 2025 nos locais onde o sistema foi instalado. Hoje, Curitiba conta com 198 botoeiras em 51 cruzamentos.

A diretora da Escola Pública ABC Trânsito, Melissa Puertas Sampaio, idealizadora do projeto e integrante da Câmara Temática de Educação do CONTRAN, destacou que o Prêmio Senatran é o reconhecimento mais importante do país para campanhas educativas.

O presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, enfatizou o papel da empresa na promoção de um transporte seguro e acessível. “Pensar e implementar soluções que trazem mais segurança aos passageiros, pedestres e profissionais do sistema de transporte coletivo de Curitiba faz parte do papel da Urbs como empresa gestora deste serviço público essencial, que favorece o ir e vir das pessoas no dia a dia da nossa cidade. As premiações nos orgulham, felicitam nossas equipes e fazem aumentar nosso comprometimento com a população”, afirmou.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments