Publicado em: 30 de julho de 2025
Prefeitura reduziu o repasse destinado ao sistema de transporte coletivo, o que resultou em cortes na oferta de viagens e na quilometragem operacional
ALEXANDRE PELEGI
O Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro, na edição desta quarta-feira, 30 de julho de 2025, publicou decreto do Prefeito Eduardo Paes abrindo um crédito suplementar em favor da Secretaria Municipal de Transportes no valor de R$ 35 milhões.
O objetivo é custear parte da quilometragem percorrida pelos ônibus para a melhoria do serviço.
Como o Diário do Transporte divulgou há poucas semanas, a Prefeitura do Rio de Janeiro reduziu o subsídio destinado ao sistema de transporte coletivo por ônibus, o que resultou em cortes na oferta de viagens e na quilometragem operacional. A medida foi formalizada pela Resolução SMTR nº 3862/2025, publicada em 11 de julho, e entrou em vigor em 16 de julho. Com a decisão, o total de viagens diárias sofreu queda de aproximadamente 20%, enquanto a quilometragem rodada caiu cerca de 18,5%. Relembre:
Rio de Janeiro terá redução de 20% na frota de ônibus a partir desta quarta (16), define nova resolução da SMTR
Mesmo após o reajuste tarifário realizado em janeiro, que fixou a tarifa paga pelo usuário em R$ 4,70 e a remuneração às empresas em R$ 6,50, com Índice de Remuneração dos Serviços de Transporte (IRK) de R$ 7,34, o corte no subsídio impactou diretamente a operação. A frota passou de 25.952 para 20.730 viagens por dia útil, e a quilometragem diária reduziu-se de 1.112.033 km para 906.860 km. Algumas linhas, como as 315, 629, 774, 712 e 862, perderam mais de 70 viagens por dia, aumentando o tempo de espera e a lotação dos veículos, especialmente nos horários de pico.
O modelo de subsídio segue as regras estabelecidas no acordo judicial firmado em 19 de maio de 2022, que instituiu o pagamento por quilômetro rodado, com monitoramento via GPS, aplicação de glosas em caso de descumprimentos e bônus por qualidade operacional. Apesar da redução no repasse, o sistema continua contando com recursos subsidiados, porém com critérios mais rígidos. A Prefeitura prevê a suspensão ou redução do subsídio para veículos que descumprirem padrões de qualidade, como ônibus sem ar-condicionado em funcionamento adequado.
A diminuição dos recursos e das viagens levanta preocupações sobre os impactos no dia a dia dos usuários e sobre a manutenção de empregos no setor de transporte, que já enfrenta desafios operacionais para atender à demanda da população.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes