25.9 C
Rondonópolis
quarta-feira, 10 dezembro - 19:09
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesDepois do fim da COP30 em Belém, BRT tem estações abertas ao...

Depois do fim da COP30 em Belém, BRT tem estações abertas ao público, mas ainda não todas


Ônibus elétricos foram usados para transportes de delegações do evento da ONU, agora, estão disponíveis para a população comum

ADAMO BAZANI

Após o fim da COP30 (Conferência sobre Mudanças Climáticas – 2025), da ONU (Organização das Nações Unidas), foram abertas nesta terça-feira, 25 de novembro de 2025, nove estações do BRT Metropolitano de Belém.

Ao todo, são 13 estações entre os extremos das linhas no corredor exclusivo entre a capital Belém e as cidades de Anadindeua e Marituba. O sistema também atende às cidades de Castanhal, Santa Izabel, Santa Bárbara do Pará e Benevides, mas não em corredores exclusivos e sim por meio de linhas alimentadoras que se conectam, pelos terminais, ao sistema troncal do corredor.

Estações Liberadas  nesta terça-feira, 25 de novembro de 2025:

  • Entroncamento
  • Guanabara
  • Castanheira
  • Metropolitano
  • Jardim Tropical
  • Mario Covas
  • Parque Ambiental
  • Julia Seffer
  • Ananindeua Centro

Os ônibus elétricos que passam pelos corredores e param nestas estações estavam, durante a CP30, operando nos transportes das delegações, equipes oficiais e credenciados no evento internacional. Agora, já estão disponíveis para a população comum.

A frota do BRT Metropolitano de Belém foi comprada toda 0 km e incluiu os 40 ônibus elétricos, da marca brasileira Eletra, para as linhas no corredor e 225 ônibus a diesel Euro 6, das linhas alimentadoras.

Quando foi inaugurou o BRT em 1º de novembro de 2025, o Governo do Estado já havia anunciado que o regime inicial de atendimento seria por “operações assistidas”, ou seja, de forma gradativa para adaptações.

O Diário do Transporte esteve em Belém para a cobertura da COP30 e conheceu o sistema.

Na oportunidade, também conversou com o ministro das Cidades, Jader Filho, que disse com exclusividade que, por causa do modelo operacional do BRT Metropolitano de Belém, e por ter promovido inclusão de acesso mais barato e rápido de populações de cidades que viviam praticamente isoladas dos recursos da capital, o exemplo deve ser replicado em financiamentos pela pasta para implantação pelo País de outros BRTs Metropolitanos.

Relembre:

Ainda na cobertura à COP30, em Belém, o Diário do Transporte conversou com o diretor-geral da Arcon (Agência de Regulação de Serviços Públicos do Governo do Pará), Eduardo de Castro Ribeiro, que disse que a inclusão social com o BRT Metropolitano da região se deu porque das cidades de Santa Isabel, Santa Bárbara do Pará e Castanhal não havia ligação metropolitana alguma com a capital. As pessoas gastavam quase R$ 40 para se deslocar em vans inseguras para terem acessos a emprego, renda, lazer, educação e serviços de saúde mais aprimorados, disponíveis apenas em Belém.

Além disso, segundo Ribeiro, as obras do BRT Metropolitano de Belém permitiram uma readequação da BR-316, por onde passa, eliminando cruzamentos perigosos com passagens subterrâneas e passarelas. O trecho chegou a ser considerado um dos mais letais em rodovias do Brasil.

Relembre:

O corredor possui, ao longo de cerca de 11 quilômetros, o atendimento a sete cidades: a capital Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Isabel, Santa Bárbara do Pará e Castanhal.

Todo o sistema, contando com obras de infraestrutura, estudo e a compra dos ônibus, custou 1 bilhão e 300 milhões de reais. Parte desta verba foi financiada pela JICA, a Agência de Financiamento e Fomento do Governo do Japão, e o legado da COP30 foi justamente porque devido à realização do evento internacional é que se tornou possível uma adequação do modelo de contrato e licitação, pelo qual o próprio Governo do Estado fez a compra da frota de ônibus, que foi enquadrada no principal tema da COP: Sustentável.

 

Confira abaixo mais imagens do BRT Belém:

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

 



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments