29.4 C
Rondonópolis
quarta-feira, 14 maio - 16:45
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesDetran-SP inicia 2025 com nova estrutura administrativa

Detran-SP inicia 2025 com nova estrutura administrativa


Dentre as principais alterações estão a criação de duas novas superintendências e a centralização das atividades administrativas na sede do departamento na capital paulista

ALEXANDRE PELEGI

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) inicia o ano de 2025 com uma nova estrutura administrativa. As mudanças, que entram em vigor em 1º de janeiro, fazem parte da reforma administrativa do governo paulista e visam ampliar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados à população.

Entre as principais alterações, destacam-se a criação de duas novas superintendências e a centralização das atividades administrativas.

As novas superintendências estão localizadas em Registro, no litoral sul, e Guarulhos, na região metropolitana da capital. Com a inclusão dessas unidades, o Detran-SP passa a contar com um total de 20 superintendências em todo o estado.

Já as chamadas “atividades de retaguarda”, como a liberação de documentos, serão centralizadas na sede do Detran-SP, na capital paulista.

O Detran-SP explica que as superintendências e suas 63 regiões administrativas passarão a se concentrar em atividades como atendimento ao público, realização de exames de habilitação, fiscalização de agentes regulados e fiscalização de trânsito.

A reorganização do Detran-SP também implicou na realocação de 50 cidades para diferentes superintendências.

A cidade de São Paulo foi dividida em cinco zonas administrativas: Leste, Sul, Norte, Oeste e Central.

A modernização do Detran-SP foi desenvolvida em parceria com a Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD) e está alinhada às boas práticas de governança, com foco na eficiência, transparência, melhoria contínua e simplificação dos serviços ao cidadão.

A reforma administrativa do Detran-SP integra um plano estadual mais amplo, iniciado com a Lei Complementar estadual 1.395, de dezembro de 2023, e o Decreto estadual 68.742, de 5 de agosto de 2024.

A mudança foi aprovada pelo governador Tarcísio de Freitas.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments