Publicado em: 8 de outubro de 2025
Nova estrutura digital permitirá fiscalização em tempo real dos ônibus municipais e otimização do sistema semafórico; SMT também passa a funcionar em sede própria para reduzir custos públicos
YURI SENA
A Prefeitura de Diadema inaugurou, no último dia 6 de outubro, a Central de Monitoramento de Mobilidade, estrutura moderna e digital criada para aprimorar a gestão do transporte coletivo e o controle do trânsito no município.
O sistema, coordenado pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte (SMT), vai intensificar o acompanhamento das operações e contribuir para a fluidez e a segurança viária.
A Central está equipada com monitores de 50 polegadas que permitem o acesso em tempo real às câmeras instaladas nos ônibus municipais. A tecnologia possibilita fiscalizar atrasos, falhas operacionais e situações de emergência, além de auxiliar na identificação de furtos, roubos e estacionamento irregular em pontos de ônibus — infrações que prejudicam a circulação e o atendimento aos usuários.
De acordo com a SMT, o transporte coletivo de Diadema é bem avaliado pela população. Em setembro, o sistema registrou mais de 1,5 milhão de embarques e apenas quatro reclamações formais.
Durante a inauguração, o prefeito Taka Yamauchi e o secretário municipal de Mobilidade e Transporte, José Carlos Gonçalves, destacaram o avanço que a iniciativa representa para o município.
“A Central é um marco para Diadema. Essa tecnologia torna a fiscalização mais eficiente e melhora o serviço prestado aos passageiros, além de modernizar o controle semafórico da cidade”, afirmou o secretário.
SMT passa a funcionar em sede própria
A Prefeitura também oficializou a mudança da Secretaria de Mobilidade e Transporte (SMT) para um imóvel próprio, localizado na Avenida Doutor Ulisses Guimarães, nº 3179, Vila Nogueira, ao lado da Secretaria de Obras. A transferência elimina custos de aluguel, gerando economia anual estimada em R$ 432 mil.
O novo prédio vai reunir ainda os almoxarifados da Educação, Saúde e Central, otimizando o uso dos espaços públicos. Já a frota de veículos e caminhões da SMT passou a ser abrigada no pátio de pré-moldados, sob o viaduto da Rodovia dos Imigrantes, que também servirá como estacionamento para ônibus e vans escolares.
A antiga sede, localizada na mesma avenida, continuará temporariamente abrigando a Secretaria de Segurança Cidadã e a Junta de Serviço Militar, até a completa desocupação do imóvel.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte