27.1 C
Rondonópolis
sábado, 10 maio - 19:19
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesDiário do Transporte cobriu lançamento

Diário do Transporte cobriu lançamento


São cerca de 4 mil unidades deste tipo de veículo no Brasil entre diferentes marcas; fabricante gaúcha diz que é a primeira do país a oferecer um motorhome produzido originalmente, não se tratando de adaptações

ADAMO BAZANI

Colaboraram Arthur Ferrari e Vinícius de Oliveira

A Marcopolo apresentou nesta quarta-feira, 13 de novembro de 2024, de forma oficial na ExpoTrade 2024, evento que ocorre em Pinhais, região metropolitana de Curitiba (PR), o Nomade, o primeiro motorhome concedido de fábrica da nova divisão de veículos da marca que é tradicional em ônibus.

O Diário do Transporte viajou para conferir o lançamento a convite da fabricante.

Com isso, a multinacional gaúcha amplia o leque de atuação, que já inclui tradicionalmente ônibus urbanos e rodoviários, ônibus leves (Volare) e o segmento metroferroviário, com VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos) e aeromóveis, a exemplo do que está sendo implantado no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na região metropolitana, em parceria com outros fabricantes.

O Nomade conta com tração nas quatro rodas e reduzida, transmissão automática e até placas de energia solar para alimentação de diversos equipamentos. As placas são flexíveis e podem gerar até 800W. O armazenamento de energia é feito em um pack de baterias de Lítio.

Possui luz de manobra integrada, guincho dianteiro e manilha com capacidade de até 15.500 lbs (mais de 7 toneladas) e engate de reboque traseiro. Os equipamentos eletrônicos incluem câmera 360° + DVR (câmeras em substituição aos tradicionais espelhos retrovisores), sistema Victron de armazenamento de energia com pack de bateria de Lítio e antena para TV Digital com Internet Satelital (4G e 5G).

O veículo apresentado no tradicional evento do ramo tem 7,5 metros de comprimento, 2,36 metros de largura, 3,18 metros de altura total e 1,95 metros de altura interna.

Segundo a Marcopolo, não se trata de um micro-ônibus adaptado, mas um veículo desenvolvido especialmente para essa aplicação, com um novo chassi específico para motorhome, com 8 toneladas de PBT, possuindo rodas de aço de aro 17,5” e pneus 235/75R de uso misto, motor Cummins F3.8 de 175 cv de potência e conjunto ótico exclusivo com toda a iluminação em LED, incluindo faróis de neblina e luzes diurnas.

Também integram o modelo itens como luz de manobra integrada, guincho dianteiro e manilha com capacidade de até 15.500 libras (mais de 7 toneladas) e engate de reboque traseiro.

Os valores anunciados variam de R$ 1,650.000 a 2,750.000.

REQUINTE

Apesar de ser um 4×4 e poder trafegar por áreas de difícil acesso, a Marcopolo diz que optou por criar um modelo com maior requinte e conforto. O salão interno tem uma espécie de ambiente de convivência e um dinete (móvel que pode ser convertido em cama e vice-versa), e conta com teto panorâmico decorativo com iluminação em LED, sistema de ar-condicionado 24V com inverter, além do slide out (extensãoda cabine), que amplia o espaço interno em até 16m² quando o veículo está parado. O slide out possui iluminação em LED com luz indireta, janelas basculantes com tela mosquiteiro e blecaute, além de iluminação em LED com luz indireta no rodapé.

O salão conta com TV, cozinha completa em marcenaria feita sob medida, com design e linhas que acompanham o design externo do veículo, tendo pia, cuba, dispenser de sabão, fogão a gás de duas bocas da Tramontina, geladeira Dometic de 216 litros, micro-ondas e forno 2 em 1, depurador de ar Dometic, escotilha e teto decorativo em LED em toda a extensão. Além disso, há o quarto montado em marcenaria, que inclui cama, armários, banheiro com ducha de acionamento monocomando, sanitário separado, espelho com Iluminação, TV, claraboia escamoteável, sistema de ar-condicionado 24V com inverter, janela traseira com vista externa, janelas basculantes com tela mosquiteiro e blecaute, toalheiro aquecido, sanitário com pedal Dometic e claraboia com exaustor e sensor de chuva.

O lançamento insere-se como uma versão compacta na categoria de veículos integrais, em que o veículo é construído como uma unidade única, em que a cabine do motorista e a parte habitável fazem parte de uma mesma estrutura integrada.

DNA VOLARE e PÓS VENDA

Apesar de ser um “motorhome de nascença”, na coletiva, os executivos da Marcopolo informaram que o Nomade traz um DNA dos miniônibus Volare, como da linha Fly e Attack. Os representantes da marca disseram, entretanto que, mesmo com os chassis da Agrale e a estrutura de casulo da Volare, há características próprias, como reforço de carroceria e entre-eixos dimensionados para o modelo ser uma “casa sobre rodas”.

Sobre o pós venda, para manutenção e assistência, haverá uma rede própria, inicialmente em Caxias do Sul (RS) e com os parceiros, não sendo necessariamente a rede de pós venda de ônibus Marcopolo e micro-ônibus Volare.

Confira mais imagens do novo Marcopolo Nomade:

Foto: Adamo Bazani/Diário do Transporte

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Colaboraram Arthur Ferrari e Vinícius de Oliveira





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments