Publicado em: 5 de novembro de 2025

Operação teve como objetivo verificar as linhas intermunicipais operadas pela empresa, que tem sido alvo de reclamações por parte dos usuários do transporte coletivo
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
Na manhã desta quarta-feira, 05 de novembro de 2025, dois ônibus foram recolhidos pelo Detro-RJ (Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro) durante mais uma edição da operação “Detro te Ouve”, desta vez no Terminal Américo Fontenelle, principal ponto de parada intermunicipal no Centro do Rio.
O foco dos agentes foi na fiscalização das linhas intermunicipais operadas pela Transportadora Tinguá. No total, 12 coletivos que circulam entre a Baixada Fluminense e a capital foram vistoriados, resultando em cinco multas aplicadas. Dessa forma, os veículos foram encaminhados à garagem para correção das irregularidades.
A ação teve como objetivo verificar as condições de operação da empresa, que vem sendo alvo de reclamações de passageiros na Ouvidoria e redes sociais do departamento. Equipes de fiscalização flagraram problemas na acessibilidade dos veículos, no mau estado de conservação e no não cumprimento do quadro de horários. De acordo com um levantamento interno, a Transportadora Tinguá já havia recebido 25 autuações em um intervalo de doze meses, principalmente por atrasos e descumprimento de horários.
“A operação ‘Detro te Ouve’ foi criada justamente para transformar as reclamações dos passageiros em ações concretas de fiscalização. Como não podemos estar ao mesmo tempo nos 92 municípios fluminenses, contamos com a colaboração da população, que deve registrar e nos enviar qualquer reclamação ou irregularidade que presencie em seu ônibus ou van intermunicipal. Já a partir de amanhã a Tinguá precisará apresentar melhorias. O que não pode é o passageiro continuar sendo penalizado por atrasos no serviço prestado pela empresa”, disse o presidente do Detro-RJ, Raphael Salgado, que esteve presente no terminal rodoviário.
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte


