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dois sistemas contam com PAC


Expansão e revitalização do sistema de ônibus rápidos da Grande Goiânia contaram com R$ 321 milhões. Já Viação Guaianazes, no ABC, conseguiu R$ 19 milhões em linha para a iniciativa privada

ADAMO BAZANI

Colaboraram Vinícius de Oliveira e Yuri Sena

Duas notícias relacionadas ao PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para a mobilidade urbana marcaram esta terça-feira, 10 de junho de 2025.

Uma é a respeito do BRT de Goiânia e outra sobre a Viação Guaianazes, de Santo André, no ABC Paulista.

(MAIS ABAIXO VOCÊ VÊ DIVERSAS FOTOS DO MODELO DE ÔNIBUS DE GOIÂNIA E O VÍDEO DA ENTREVISTA SOBRE SANTO ANDRÉ-SP)

Em Goiânia, a empresa HP Transportes recebeu mais uma unidade das quatro iniciais do modelo de ônibus 100% elétrico “superarticulado” de 23 metros de comprimento com carroceria Marcopolo Attivi e chassis, baterias e tecnologia BYD.

Estes ônibus são para o sistema de ônibus da região metropolitana de Goiânia.

A renovação de frota para as linhas troncais e alimentadoras tem ocorrido com mais tranquilidade, segundo o governo de Goiás, porque a concessão do sistema foi revista, trazendo uma nova modelagem inspirada no BRT-ABC, da Grande São Paulo, chamada relicitação, pela qual, é possível ampliar o prazo dos contratos em troca de investimentos.

Veja como funciona aqui:

Outro fator que contribuiu com esta renovação é que o sistema de Goiânia passou a contar com recursos da nova versão em vigor do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal em duas frentes.

Na infraestrutura de corredores e estações, que serão servidos por este modelo de ônibus considerado inovador, os investimentos foram R$ 321,7 milhões para reforma das estruturas que já estavam em vigor a inauguração, e, em setembro de 2024, foram entregues mais de 17 quilômetros do BRT Norte-Sul, na capital goiana, sendo R$ 140 milhões da União.

Além disso, para as linhas alimentadoras, foi realizada a liberação de R$ 95,4 milhões do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) destinada a compra de 125 ônibus urbanos a diesel com tecnologia Euro 6 para linhas da capital de Goiás e região metropolitana.

Os recursos também foram para a renovação da frota da HP, com os ônibus entregues de forma gradativa.

O Diário do Transporte mostrou tudo.

Relembre:

O BRT de Goiânia já tem em operação ônibus elétricos “superarticulados” , mas com carrocerias modelo Torino Express e chassis-tecnologia BYD.

O Diário do Transporte noticiou quando foi concluída a primeira unidade do atual modelo Attivi Express, desta nova geração.

Relembre:

Já em Santo André (SP), com exclusividade, a Viação Guaianazes confirmou ao Diário do Transporte que finalizou nesta terça-feira, 10 de junho de 2025, o pagamento da entrada necessária para a aquisição de mais 25 ônibus zero quilômetro com ar-condicionado.

A compra ocorre por meio de um financiamento do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal, na modalidade Refrota, e tem como agente financeiro o Banco Mercedes-Benz.

A linha de crédito é de R$ 19 milhões e a entrega da frota extra que vai antecipar o cronograma de renovação da cidade é prevista para 90  dias. Os veículos são modelo Mascarello GranVia (carroceria) com chassis Mercedes-Benz OF-1721 -Euro 6, que com tecnologia que reduz em 75% as emissões de poluentes.

A notícia completa você vê clicando neste link (   ) e MAIS ABAIXO VOCÊ VÊ DIVERSAS FOTOS DO MODELO DE ÔNIBUS DE GOIÂNIA E O VÍDEO DA ENTREVISTA SOBRE SANTO ANDRÉ-SP

MARCOPOLO ATTIVI – SUPERARTICULADO BYD

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes





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