17.3 C
Rondonópolis
segunda-feira, 14 julho - 03:22
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesDuas vans do Atende (sistema de transportes da SPTrans para pessoas com...

Duas vans do Atende (sistema de transportes da SPTrans para pessoas com deficiência) são atacadas por pedras em São Paulo


De acordo com empresa de transportes, um dos casos ocorreu no dia 30 de junho e outro nesta quinta-feira, 10 de julho de 2025

ADAMO BAZANI

Colaborou Yuri Sena

Em 10 dias, duas vans do serviço Atende, do sistema de transportes coletivos da cidade de São Paulo, tiveram vidros quebrados a pedradas na zona Norte.

Os veículos pertencem a Norte Buss, empresa integrante do consórcio Noroeste.

O Serviço Atende é destinado a pessoas com grau severo de deficiência, muitas que possuem dificuldade até mesmo de utilizar os equipamentos de acessibilidade dos ônibus comuns.

A operação destas vans é de responsabilidade das empresas de ônibus do subsistema local (dos bairros) cujo gerenciamento é da SPTrans (São Paulo Transporte), a exemplo das linhas convencionais de transporte coletivo.

De acordo com a companhia de transportes, um dos casos ocorreu por volta de 10h desta quinta-feira, 10 de julho de 2025, na Avenida Deputado Cantídio Sampaio, próximo do número 1457, na região da Vila Penteado.

Imagens do circuito interno do veículo, às quais o Diário do Transporte teve acesso, mostram o momento que é possível ouvir um forte barulho.

Segundo os passageiros, inclusive em cadeira rodas, foi uma pedrada, lançada por um homem enquanto a van estava em movimento.

Uma passageira até tentar interagir com o homem e diz: “vou chamar a Polícia pra você, quebrou o vidro”.

O suspeito fugiu e ninguém ficou ferido. A van atingida tem o prefixo 1 6834.

A imagem mostra um pouco do homem correndo.

O outro caso ocorreu no dia 30 de junho de 2025, na Rua Pascoal da Costa, perto do número 04, na Vila Albertina, região da Freguesia do Ó.

Segundo a empresa, o motorista parou para verificar um problema no extintor de incêndio do veículo quando o vidro traseiro foi atingido por uma pedrada.

Além do vídeo de monitoramento, o Diário do Transporte obteve as imagens feitas pelo motorista logo em seguida, mostrando um suspeito correndo após a ação.

O Diário do Transporte também obteve o relato do motorista que diz que foi pego de surpresa.

O veículo estava vazio e ninguém se feriu ou foi preso.

Em nota, a SPTrans contabilizou na relação de ataques dos últimos dias a veículos de transportes coletivos na cidade de São Paulo, a ocorrência com a van desta quinta-feira, 10 de julho de 2025, quando

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Urbana Transporte (SMT) e a SPTrans reiteram o repúdio aos atos de vandalismo registrados no sistema de transporte e seguem fornecendo todas as informações necessárias para auxiliar nas investigações. Desde o 12 de junho, as empresas operadoras relataram que 342 veículos do sistema municipal foram depredados, sendo 3 nesta quinta-feira (10). Neste número está inclusa a comunicação da Norte Buss de que uma van operando o serviço Atende+ foi alvo de vandalismo. Os atos aconteceram de forma distribuída por todas as regiões da cidade.

A SPTrans reforça a orientação para que as concessionárias comuniquem imediatamente todos os casos à Central de Operações e formalizem as ocorrências junto às autoridades policiais. Cabe ressaltar que a empresa é obrigada a encaminhar o veículo para manutenção, substituindo-o por outro da reserva técnica, que realizará a próxima viagem programada, garantindo a continuidade do serviço prestado aos passageiros. Caso isso não ocorra, a empresa é penalizada pela viagem não realizada.





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments