21.5 C
Rondonópolis
quarta-feira, 6 agosto - 01:57
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesDuplicações e pórticos eletrônicos integram reestruturação viária em novo macroanel logístico no...

Duplicações e pórticos eletrônicos integram reestruturação viária em novo macroanel logístico no litoral sul de SP


Conjunto de intervenções inclui 15 pórticos em 12 municípios, nova malha de marginais e melhorias operacionais na malha rodoviária da região

ARTHUR FERRARI

O Governo do Estado de São Paulo está implantando um novo macroanel logístico com foco em mobilidade e integração regional. O projeto abrange a duplicação e modernização das rodovias Padre Manoel da Nóbrega (SP-055), Professor Alfredo Rolim de Moura (SP-088) e Dom Paulo Rolim Loureiro (SP-098), bem como conexões com a Rodovia Dom Pedro I (SP-065) e com o futuro trecho duplicado entre Bertioga e Santos (SP).

O pacote de obras estruturantes, orçado em R$ 4,3 bilhões, pretende criar rotas alternativas ao sistema Anchieta–Imigrantes e melhorar o acesso ao Porto de Santos (SP), ampliando a fluidez do tráfego e facilitando o escoamento da produção.

Segundo o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, “a concessão do Litoral Paulista, junto com a concessão da Rota Sorocabana, permite formar um macroanel logístico no estado de São Paulo. A duplicação entre Miracatu e Peruíbe, a construção de marginais de Peruíbe até Praia Grande e a ligação com outras rodovias como a SP-065 – Rodovia Dom Pedro I e a duplicação do trecho Bertioga–Santos vão possibilitar um novo acesso ao Porto de Santos e ajudar a desafogar o sistema Anchieta–Imigrantes. Isso melhora a logística do Estado como um todo.”

Entre as entregas previstas estão 108 km de marginais com pavimento, calçamento e iluminação, além de 27 passagens em desnível, ciclovias, acostamentos e passarelas. A duplicação da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega ocorrerá entre Bertioga e Santos e de Peruíbe até Miracatu (SP). Já foram mobilizadas sete frentes de trabalho, oito bases operacionais e aplicados serviços em mais de 134 mil m² da malha.

A cobrança de pedágio será feita por meio de pórticos eletrônicos do modelo Siga Fácil, com início gradual a partir de novembro de 2025, exclusivamente nos trechos com obras prioritárias finalizadas. A tarifa será calculada conforme a distância percorrida, com isenção para motocicletas, marginais gratuitas para deslocamentos curtos e descontos entre 5% e 20% para pagamentos automáticos. Também haverá redução progressiva para usuários frequentes.

O sistema terá 15 pórticos distribuídos em 12 municípios. Entram em operação em 2025 os pórticos localizados em Arujá, Mogi das Cruzes, Bertioga, Santos, Miracatu e Itariri. Demais estruturas, em cidades como Peruíbe, Mongaguá, Itanhaém e Praia Grande, começarão a operar em 2027.

O projeto passou por audiências públicas em 2019 e foi reformulado em 2023 com base em 182 contribuições recebidas entre agosto e setembro daquele ano. Todas as prefeituras envolvidas assinaram convênios e participaram da definição do modelo. A liberação para início da cobrança só poderá ocorrer após entrega das melhorias previstas, conforme cláusulas contratuais fiscalizadas pela Artesp.

O site oficial do Siga Fácil reúne informações detalhadas sobre localização dos pórticos, formas de pagamento, descontos e canais de atendimento da agência reguladora e das concessionárias envolvidas.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments