Publicado em: 6 de outubro de 2025
Veículo entra agora em novas fases: das baterias mais eficientes e do hidrogênio como alternativa para ampliar autonomia
ADAMO BAZANI
O eCitaro, ônibus elétrico da Mercedes-Benz, versão do consagrado Citaro, já ultrapassou na Europa a marca de 3.000 unidades comercializadas. Foi o que revelou, na Busworld 2025, que ocorre em Bruxelas, na Bélgica, o presidente mundial de ônibus da Daimler Buses, que engloba a Mercedes-Benz, Till Oberwörder.
A linha Citaro é uma das mais antigas em produção da Mercedes-Benz, com as devidas atualizações a cada geração, sendo lançada em 1997. Já a versão elétrica teve sua primeira geração em 2018. O número de 3.000 unidades conta a partir desta data.
Conhecido pelo design prático, funcional, agradável com linhas retas, seguindo o padrão europeu que facilita a visualização, o Citaro e sua versão elétrica, o eCitaro, compõe frotas inteiras em praticamente toda a Europa.
O Diário do Transporte percorreu nesta visita a Europa países como Alemanha, França e Bélgica, onde sempre foi possível, em cidades diferentes, ver o modelo.
Quando a reportagem esteve em outros países europeus, também encontrou facilmente o Citaro.
O presidente mundial da Daimler Buses, Till Oberwörder, disse ainda que os veículos entram numa nova fase, que é de baterias mais eficientes para os elétricos NMC4, a quarta geração do Citaro, e também de células de hidrogênio, ampliando a autonomia das baterias.
O Diário do Transporte esteve nesta segunda-feira (06) na fábrica em Mannheim, e foi possível verificar como nascem os eCitaro e também os Citaro. A linha de produção é organizada e obedece etapas, divididas em estações, antes dos veículos passarem por um teste de durabilidade, resistência, acabamento, e da parte elétrica.
A Mercedes-Benz acredita que, futuramente, o Citaro terá apenas versões menos poluentes.
Confira a visita na fábrica:
VÍDEO: Mercedes-Benz investe em consultoria para ônibus elétricos. Conheça fábrica em Mannheim, na Alemanha
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes