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EcoNoroeste implanta dez novos radares em rodovias no interior de São Paulo


Foto: Divulgação

Dispositivos estarão localizados em pontos estratégicos, definidos com base em estudos de áreas de maior risco de acidentes graves e fatais

YURI SENA

A concessionária EcoNoroeste, responsável pela administração de trechos no interior paulista, anunciou que, a partir da próxima sexta-feira, 7 de fevereiro de 2024, dez novos radares começam a operar em rodovias sob sua concessão. 

Os equipamentos foram instalados em trechos da Rodovia Washington Luís (SP-310), Rodovia Carlos Tonanni (SP-333) e Rodovia Laurentino Mascari (SP-333). A medida visa melhorar a segurança nas estradas, com foco na redução de acidentes e no controle de velocidade.

Os radares estarão localizados em pontos estratégicos, definidos com base em estudos de áreas de maior risco de acidentes graves e fatais. 

A operação desses dispositivos de controle de velocidade foi autorizada pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) e pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP). 

Confira a localização dos novos radares:

Rodovia Washington Luís (SP-310):

Quilômetro 235+470m (sentido São Carlos-Ibaté, em São Carlos)

Quilômetro 259+350m (sentido Ibaté-Araraquara, em Araraquara)

Quilômetro 260+700m (sentido Araraquara-São Carlos, em Araraquara)

Quilômetro 375+970m (sentido Santa Adélia-Catanduva, em Pindorama)

Quilômetro 412+000m (sentido Catiguá-Cedral, em Uchoa)

Rodovia Carlos Tonanni (SP-333):

Quilômetro 088+800m (sentido Jaboticabal-Sertãozinho, em Sertãozinho)

Quilômetro 096+640m (sentido Sertãozinho-Jaboticabal, em Sertãozinho)

Quilômetro 097+870m (sentido Jaboticabal-Sertãozinho, em Barrinha)

Rodovia Laurentino Mascari (SP-333):

Quilômetro 168+710m (sentido Itápolis-Taquaritinga, em Itápolis)

Quilômetro 173+650m (sentido Itápolis-Taquaritinga, em Itápolis)

A velocidade máxima permitida varia entre 80 e 110 km/h, dependendo do local e do tipo de veículo, com diferentes limites para veículos leves e pesados.

A instalação dos novos radares faz parte de um plano de melhoria na segurança viária, que inclui 45 novos equipamentos sendo gradualmente colocados em operação ao longo dos trechos geridos pela empresa.

Segundo dados da concessionária, a presença de radares já resultou em uma redução de 29% na gravidade dos acidentes e 19% na fatalidade das ocorrências em 2024. No último trimestre do ano passado, houve uma queda de 57% nos acidentes fatais nas rodovias administradas pela empresa.

A concessionária destaca que a colocação dos radares segue um mapeamento das áreas mais críticas em termos de segurança, com todos os locais sendo previamente aprovados pela ARTESP e pelo DER-SP. Além disso, a concessionária realiza ampla divulgação sobre o início da operação dos novos radares, utilizando placas, faixas e Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) para alertar os motoristas.

Desde janeiro de 2025, diversos radares já começaram a funcionar em diferentes pontos das rodovias sob concessão da companhia. Para manter os motoristas informados e preparados, a concessionária realiza campanhas de conscientização nas redes sociais e em meios de comunicação locais, detalhando os locais e horários de funcionamento dos radares.

As infrações detectadas pelos novos radares serão processadas pelo DER-SP, que é responsável pela aplicação das multas por excesso de velocidade. 

Os motoristas devem estar atentos às placas de sinalização e aos painéis informativos para evitar surpresas e contribuir para a segurança nas rodovias.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte



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