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Eduardo Paes promete que BRT Metropolitano Missões vai atender Duque de Caxias e Magé


Prefeito do Rio usou rede social neste sábado (23) para explicar que novo terminal vai garantir integração da Baixada Fluminense ao projeto metropolitano de mobilidade

ALEXANDRE PELEGI

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, usou suas redes sociais na manhã deste sábado, 23 de agosto de 2025 para esclarecer dúvidas sobre o alcance do BRT Metropolitano, projeto que começou a ganhar forma com o Terminal Margaridas. Após questionamentos de moradores de Duque de Caxias e Magé, na Baixada Fluminense, que se sentiram excluídos da iniciativa, Paes garantiu que ambas as cidades farão parte do plano de mobilidade.

Segundo o prefeito, o primeiro terminal — o Margaridas, com acesso direto pela Rodovia Presidente Dutra e Avenida Brasil — não impactaria diretamente os passageiros de Caxias e Magé. Mas o projeto foi concebido desde o início com uma lógica de integração rodoviária ampla, abrangendo toda a região metropolitana.

Terminal Missões: conexão estratégica

Paes anunciou que já está prevista a implantação do Terminal Missões, em um ponto estratégico que conecta a Avenida Brasil à Rodovia Washington Luís. Essa nova estrutura vai atender não apenas Caxias e Magé, mas também a ligação da capital com a região serrana. O terminal funcionará de forma semelhante ao Margaridas, com nova frota de ônibus exclusiva, garantindo redução no tempo de viagem, maior conforto, segurança e integração com toda a rede de transporte da cidade.

Continuidade do plano de mobilidade

O prefeito destacou que o BRT Metropolitano é parte de um plano iniciado em 2009, quando a rede de transporte de alta capacidade do Rio saltou de 18% para 70%, impulsionada pela implantação dos corredores BRT e do VLT. Nesse período, também foram realizados investimentos em vias expressas, viadutos, mergulhões, túneis e trilhos, além da criação do Bilhete Único Carioca e da primeira licitação de ônibus da história da cidade.

Próximos passos

Entre as etapas mais recentes, Paes lembrou a adoção da bilhetagem eletrônica Jaé e a nova licitação dos ônibus, que permitirá à prefeitura fiscalizar de perto a operação das concessionárias. A previsão é de que até 2028 a cidade conte com quatro mil novos ônibus, todos integrados ao sistema.

“Tudo isso está tornando o Rio uma cidade mais interligada. O BRT Metropolitano é mais um passo para integrar de vez o Rio a todas as outras cidades”, afirmou o prefeito.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes



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