Publicado em: 11 de agosto de 2025
Opções vão desde veículos de menor porte até superarticulados e o E-Trol, tecnologia exclusiva no Brasil que combina rede área com baterias
ADAMO BAZANI
A Eletra Industrial, empresa de capital 100% nacional instalada em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, é a marca que atualmente tem o maior número de opções de ônibus elétricos já disponíveis no mercado brasileiro.
O dado faz parte do mais recente relatório da ABVE (Associação Nacional do Veículo Elétrico), que, no sistema ABVE Data, reúne as informações de mercado dos fabricantes de veículos elétricos, eletrificados e híbridos que atuam no Brasil, mesmo sem ter necessariamente sede instalada.
Segundo a mais recente atualização do final de julho de 2025, o sistema ABVE Data mostrou que 11 marcas comercializam ou demonstram modelos de elétricos no mercado brasileiro.
A Eletra aparece em praticamente todos os nichos do segmento urbano, entre 9,7 m e 21,5 m/23 m. Para 2025, a Eletra promete mais lançamentos para ampliar as opções e os segmentos atendidos
SEGMENTOS EXCLUSIVOS:
Além disso, a marca, que disponibiliza a integração e a eletrificação das plataformas de chassis para encarroçamento, reúne modelos que, até então, comercializa de forma exclusiva, como configurações próprias para escolares e o E-Trol, que reúne em um só veículo as tecnologias trólebus (conectados à fiação aérea) e baterias, cujo funcionamento se alterna de acordo por onde está passando no itinerário. A marca recentemente também forneceu “trólebus puros” de 21,5 metros para o Corredor Metropolitano ABD, que liga a cidade de São Paulo a municípios do ABC Paulista.
Outra atuação exclusiva da marca paulista no segmento de ônibus é o chamado “retrofit ecológico”, que consiste na conversão de ônibus diesel em trólebus ou elétricos apenas com baterias. Neste momento, inclusive, a empresa converte ônibus articulados a diesel, que estavam chegando ao fim da vida útil, em trólebus também para o Corredor ABD, praticamente dobrando a permissão de anos de uso destes veículos. É possível também converter ônibus a diesel em configurações somente com baterias.
Segundo a diretora-presidente da Eletra, Milena Braga Romano, a origem da marca, que é de um grupo que opera transportes coletivos há mais de 100 anos no Brasil, ajuda explicar a escolha em diversificar cada vez mais a gama
“Não só estamos próximos, mas vivemos a realidade dos operadores de transportes. O Brasil é muito grande. Numa mesma cidade, são vários contextos e características diferentes. Por isso, é necessário que uma só empresa de ônibus tenha vários tipos de operações. E graças a Eletra, isso é possível deixando os ônibus elétricos no mesmo patamar de flexibilidade quanto a configurações disponíveis que os movidos a diesel” – disse.
Para a diretora comercial da Eletra, Ieda Oliveira, as décadas de atuação da empresa trouxeram a experiência necessária para entender melhor as diferentes necessidades das operações.
“Caminhamos para 40 anos oferecendo ônibus elétricos e fabricando no Brasil. Hoje a eletromobilidade é uma realidade, mas a Eletra investia e acreditava enquanto tudo ainda era um sonho por aqui. Agora muitos desembarcam no País, mas nós temos raízes aqui e sabemos de perto como é lutar para que os transportes sejam mais limpos e, ao mesmo tempo, se sustentem financeiramente. Somos a única empresa que produz trólebus/ híbrido/ elétrico puro e também a única no mundo no mundo com ônibus elétrico operando há 25 anos ininterruptos e com sistema original”
LINHA DE PRODUTOS:
- Ônibus Escolar Elétrico 9,7m (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Volkswagen, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias WEG);
- Ônibus Escolar Elétrico 11,3m (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillenium Caio, motores elétricos e baterias WEG);
- Ônibus elétrico 10m – Midi (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias WEG);
- Ônibus elétrico 12m – Piso Alto (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias WEG);
- Ônibus elétrico 12,1m – Básico (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias WEG);
- Ônibus elétrico 12,8m – Padron (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias WEG);
- Ônibus elétrico 15m – (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Scania, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias WEG);
- Ônibus elétrico 15m – Piso Alto – (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Scania, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias WEG);
- Ônibus elétrico 21,5m – Articulado (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias WEG);
- e-Trol – ônibus elétrico desenhado especialmente para operações em vias segregadas e BRT (Bus Rapid Transit), com um inédito sistema de recarga de baterias durante o trajeto e ampla autonomia sem contato com a rede aérea.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes