Publicado em: 6 de agosto de 2025
Empresa é líder de mercado e oferece modelos que vão desde micro-ônibus e escolares até superarticulado e e-Trol. Evento ocorre entre os dias 12 de agosto em Brasília (DF)
ADAMO BAZANI
A Eletra Industrial, de São Bernardo do Campo (SP), vai marcar presença no Seminário Nacional da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), que ocorre nos próximos dias 12 e 13 de agosto de 2025, no Royal Tulip Brasília Alvorada, em Brasília (DF), considerado um dos eventos mais importantes que debate diversos aspectos da mobilidade urbana no País.
Uma das tônicas da participação da Eletra é destacar a força da indústria brasileira no segmento de ônibus elétrico.
“Para nós, é uma honra estar num evento como este, que reúne quem literalmente faz os transportes acontecerem de fato. São operadores, gestores públicos, especialistas, membros da academia, imprensa e formadores de opinião juntos para debater como tornar o ir e vir melhor nas cidades brasileiras. E eletrificação dos sistemas de ônibus é um aspecto fundamental nesta evolução. Somos uma marca 100% nacional, nossos parceiros são daqui e todos os dias provamos a força da indústria brasileira nos transportes limpos” – disse a diretora-presidente da Eletra, Milena Braga Romano.
Para a diretora industrial da Eletra, Ieda Oliveira, a liderança da empresa no mercado de ônibus elétricos é prova que o Brasil tem de tudo para se tornar um dos líderes mundiais nos transportes não poluentes.
“A Eletra acredita que o transporte coletivo pode contribuir cada vez mais para cidades mais limpas, agradáveis, para um meio ambiente melhor, mas com responsabilidade nos investimentos. Nossa liderança não é só de uma marca, mas do País. O Brasil pode ser um dos líderes mundiais em transportes eletrificados” – afirmou a executiva.
De acordo com o mais recente levantamento da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), que reúne as principais fabricantes do setor, a Eletra aparece em primeiro lugar no ranking de vendas de ônibus elétricos no Brasil entre 2022 e julho de 2025. Dos 860 ônibus comercializados neste período no País, a ABVE mostra que 371 têm tecnologia Eletra entre as 11 marcas que disponibilizam opções de ônibus elétricos no Brasil.
Por modelo, é um veículo de tecnologia Eletra que também lidera, com a opção de 15 metros, com 271 unidades. O ônibus possui plataforma Scania, carroceria Caio e o conjunto motores-baterias da WEG, todas fabricantes instaladas no Brasil.
A Eletra também atua com outros parceiros, como a Mercedes-Benz, com modelos que vão desde micro-ônibus e escolares até superarticulado e e-Trol.
“Os ônibus elétricos Eletra já circulam em cidades como São Paulo, São Bernardo do Campo, Sorocaba, Guarujá, Salvador, Goiânia, Vitória, Vargem Grande Paulista, Bertioga, Porto Alegre, Manaus entre outras. Os e-Bus Eletra já percorreram cerca de cinco milhões de km, deixando de emitir em torno de nove mil toneladas de CO2”” – complementou Milena Romano.
LINHA DE PRODUTOS:
- Ônibus Escolar Elétrico 9,7m (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Volkswagen, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias WEG);
- Ônibus Escolar Elétrico 11,3m (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillenium Caio, motores elétricos e baterias WEG);
- Ônibus elétrico 10m – Midi (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias WEG);
- Ônibus elétrico 12m – Piso Alto (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias WEG);
- Ônibus elétrico 12,1m – Básico (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias WEG);
- Ônibus elétrico 12,8m – Padron (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias WEG);
- Ônibus elétrico 15m – (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Scania, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias WEG);
- Ônibus elétrico 15m – Piso Alto – (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Scania, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias WEG);
- Ônibus elétrico 21,5m – Articulado (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias WEG);
- e-Trol – ônibus elétrico desenhado especialmente para operações em vias segregadas e BRT (Bus Rapid Transit), com um inédito sistema de recarga de baterias durante o trajeto e ampla autonomia sem contato com a rede aérea.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes