Publicado em: 26 de novembro de 2025

Com isso, modelo que teve lançamento oficial no mês passado, já pode ser comercializado e operar com passageiros na cidade. Entre os diferenciais, estão novas tecnologias de motores, controladores e baterias da WEG, que deixam veículo até 400 kg mais leve e ampliam em 10 pessoas a capacidade de passageiros. Autonomia é a maior da categoria: 255 km pelo teste da SPTrans, homologado e comprovado
ADAMO BAZANI
A cidade de São Paulo, que já é a maior frota de ônibus elétricos do Brasil e a terceira da América Latina, com mais de mil unidades em circulação, recebe mais um modelo, apto a operar no sistema municipal e que vem ocupar uma lacuna, em especial nas linhas dos sistemas estruturais e de articulação regional, para grandes e médias demandas, com nível operacional mais severo.
Trata-se de um ônibus do tipo padron, para 82 pessoas, entre sentadas e em pé, com 12,5 m de comprimento em média. O modelo é de produção da Eletra, empresa 100% brasileira fabricante de ônibus elétricos e que, por meio do serviço Eletra Consult, também oferece consultoria e apoio técnico para implantação de sistemas elétricos, desde a escolha das infraestruturas mais adequadas, passando pela análise das linhas de financiamento no mercado até o pós-venda e treinamento de profissionais.
O e-Bus Eleta Padron teve nesta terça-feira, 25 de novembro de 2025, a aprovação total da SPTrans (São Paulo Transporte), gerenciadora da prefeitura de São Paulo, e já pode ser adquirido pelas viações do sistema, podendo de imediato transportar comercialmente passageiros pelas linhas da cidade.
O veículo teve lançamento oficial no mês passado e conta com novas tecnologias, que são avanços em relação aos modelos que circulam pela capital paulista, como motores elétricos de imã, controladores mais precisos com _softwares_ mais modernos e baterias inéditas da WEG, empresa também 100% brasileira.
Todo este conjunto tecnológico ampliam a autonomia, a capacidade de retenção energética e a durabilidade das baterias e, reduzem o peso total do ônibus entre 350 kg e 400 kg.
Isso proporcionou a ampliação de cerca de 10 passageiros na capacidade total do ônibus, na comparação com a configuração anterior básica de 12,1 metros, que continua também como opção da Eletra para o mercado, em parceria com a WEG. Esse aumento de capacidade e de dimensionamento se dão justamente por causa da redução do peso.
A autonomia das baterias também é ampliada como resultado de todos estes ganhos operacionais e de configuração.
O modelo segue todas as especificações exigidas pela SPTrans, como piso baixo para garantir a acessibilidade a pessoas com dificuldades de movimento, vidros colados e com proteção contra raios UV (ultravioleta do Sol), ar-condicionado, tomadas do tipo USB para os passageiros carregarem celulares e outros dispositivos móveis.
“Sabemos da importância de uma aprovação como esta não só para a cidade de São Paulo, mas para a eletromobilidade em todo o Brasil e na América Latina. Isso porque, os padrões da SPTrans são altamente técnicos, exigentes como devem ser e criteriosos. Estes padrões são seguidos por diversas cidades e baseiam até mesmo normas adotadas por outros países na América Latina. Isso significa que com o modelo, podemos atender a vários sistemas de transportes diferentes e continuar contribuindo para uma mobilidade mais limpa e confortável nas Américas. A Eletra é a empresa brasileira, latino-americana, que lidera a transição energética na região” – disse a presidente da Eletra, Milena Romano.
“Todo o conjunto tecnológico deste novo modelo garante que ele seja adequado para as mais variadas operações, inclusive as exigentes como da cidade de São Paulo, enfrentado aclives e declives com grande ângulo de inclinação, grande carregamento de passageiros, trânsito que requer paradas e retomadas mais constantes, curvas mais fechadas. Com nossas parceiras, conseguimos desenvolver um ônibus que é inédito e sinônimo de uma robustez que não se encontrava no mercado até então” – explica a diretora comercial da Eletra, Ieda Oliveira.
A configuração aprovada pela SPTrans tem plataforma da Mercedes-Benz e carrocerias Caio.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes


