33.5 C
Rondonópolis
quarta-feira, 12 novembro - 16:33
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesEletra participa nesta quinta-feira (13) de um dos painéis mais importantes da...

Eletra participa nesta quinta-feira (13) de um dos painéis mais importantes da “Estação do Desenvolvimento” do Sistema Transporte (CNT)


Foto: Divulgação

Presidente da Eletra, Milena Romano, vai expor a experiência da empresa 100% nacional na contribuição para uma mobilidade mais sustentável em todos os níveis na mesa de debates “Descarbonização nos modos de transporte”, das 14h20 às 15h

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Esta quinta-feira, 13 de novembro de 2025, com a participação da Eletra Industrial, empresa 100% brasileira, produtora de ônibus elétricos, que realiza consultoria para eletrificação de frotas e desenvolvedora de soluções para transportes elétricos; será um dos dias mais relevantes da “Estação do Desenvolvimento”, do Sistema Transporte, da CNT (Confederação Nacional do Transporte), na “Green Zone”, área de livre acesso na COP-30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025), que ocorre em Belém (PA) até 21 de novembro.

A “Estação do Desenvolvimento” abriga uma série de atividades com ciclos de palestras, debates, exposições e mesas técnicas que abordam os diversos aspectos da mobilidade urbana e dos transportes gerais de cargas e passageiros em meio ao contexto da sustentabilidade.

Entre as principais atividades desta quinta-feira (13) na “Estação do Desenvolvimento”, está a mesa de debates “Descarbonização nos modos de transporte”, que ocorre das 14h20 às 15h.

A CNT-Sistema Transporte detalha que o painel “Descarbonização nos modos de transporte” tem como objetivo compartilhar as soluções que tem contribuído para a redução de emissões em diversos modos de transporte, mapeando avanços tecnológicos e identificando sinergias entre os modos de transporte e potenciais ações integradas para a redução de emissões.

Uma das participantes é a diretora-presidente da Eletra, Milena Romano, que vai ressaltar a importância da indústria brasileira como estratégica no atual contexto na busca em como reduzir ainda mais as emissões pela mobilidade em todo o mundo. Ao final, a empresária vai se colocar à disposição para atendimento à imprensa no local ou ainda por agendamento.

Para Milena Romano, o momento é agora para o Brasil se tornar um dos maiores exportadores de ônibus elétricos e conhecimento técnico.

“A Eletra Industrial é pioneira. Há cerca de 30 anos, quando a eletrificação de frotas de transportes urbanos ainda era um sonho no Brasil, acreditamos e investimos. Ao longo de décadas, o Brasil formou técnicos capacitados e agora tem condições de se tornar um dos maiores exportadores para o mundo não apenas de ônibus elétricos enquanto produtos, mas de soluções e conhecimento para implantação de sistemas de transportes eletrificados sobre pneus. O Brasil pode ser um dos líderes globais em transportes limpos” – disse Milena que vai apresentar a experiência da empresa em desenvolvimento de modelos de ônibus elétricos que podem ser personalizados para cada tipo de operação e regiões diferentes, além de citar o “case”  Eletra Consult, um trabalho único na Am&eacut e;rica Latina que, com parceiros, a Eletra desenvolve junto a operadores, gestores públicos e sociedade civil em geral, como academia e entidades de classe e técnicas, para orientação a respeito de todas as etapas da eletrificação de frotas, muito antes da compra dos ônibus, desde a escolha das obras civis e adequações mais indicadas nas garagens, infraestruturas de carregamento de baterias e redes de distribuição de energia, análise das opções de financiamento disponíveis no mercado para cada tipo de operador ou gestor, até a escolha do modelo de ônibus de acordo com a infraestrutura e demanda de passageiros e o pós-venda, com assistência técnica e treinamentos de motoristas e equipes de manutenção.

“A Eletra surgiu de um grupo operador de transportes com 115 anos de atuação. Sabemos como é colocar ônibus nas ruas. Junto conosco atuaram técnicos de ponta que contribuíram para a consolidação dos transportes limpos de passageiros no País, desde a concepção da primeira geração de trólebus integralmente nacionais, ainda nos anos de 1970, com profissionais como o saudoso engenheiro Antônio Vicente Albuquerque de Souza e Silva. Acompanhamos o trabalho e aprendemos com o também saudoso Adriano Murgel Branco, que implantou um audacioso projeto de eletrificação em São Paulo. Nascemos de um grupo que tem bagagem e podemos dizer com certeza: pela capacitação dos seus técnicos e pela flexibilidade necessária para atender realidades diferentes, nossa indústria tem de tudo para colocar o Bras il num lugar de destaque no atual contexto mundial de transportes limpos e modernos – lembra Milena.

Em seguida, a CNT-Sistema Transporte apresenta entre 16h e 17h o Inventário de Emissões do Setor de Transportes, que trará uma radiografia completa dos impactos ambientais das atividades de deslocamentos de pessoas e produtos e, a partir destes dados, será possível traçar planos de melhorias.

A Estação do Desenvolvimento é o local de networking e debate dos setores produtivos no evento. O espaço funcionará na Green Zone e favorece o protagonismo do transporte e dos seus parceiros no principal evento global sobre o clima. Trata-se de um local com potencial para atrair grande público qualificado.

O espaço oferece:

  • Local propício para relacionamento com stakeholders qualificado;
  • Encontro de autoridades, setor produtivo e de conhecimento;
  • Painéis do Sistema Transporte na Zona Verde da COP-30;
  • Valorização da cultura amazônica com ativações e produtos regionais.

O Diário do Transporte visita a COP-30 a convite da Eletra, produtora nacional de ônibus elétricos e empresa de consultoria para gestores públicos e operadores privados de transportes para implantação de sistemas eletrificados de ônibus.

SERVIÇO

Painel: “Descarbonização nos modos de transporte”

Quando: Quinta-feira, 13 de novembro de 2025,  14h20 às 15h.

Onde: Estação do Desenvolvimento, da CNT-Sistema Transporte, na Green Zone da Cop-30, em Belém (PA)

A diretora-presidente da Eletra Industrial, Milena Romano, atende à imprensa ao final presencialmente ou mediante agendamento

Participam:

Diretora-presidente da Eletra Industrial, Milena Romano;

Diretora Executiva da ATP – Associação de Terminais Portuários Privados, Gabriela Costa;

CEO da TUPY/MWM, Rafael Lucchesi;

Diretor-Executivo da ABAC – Associação Brasileira de Armadores de Cabotagem, Luís Fernando Resano.

Inventário de Emissões do Setor de Transportes

Das 16h às 17h: trará uma radiografia completa dos impactos ambientais das atividades de deslocamentos de pessoas e produtos e, a partir destes dados, será possível traçar planos de melhorias.

Milena Braga Romano

Presidente da Eletra e Diretora Executiva do Grupo Setti Braga, com mais de 105 anos de história no transporte de passageiros. Advogada, com MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC e formação executiva em liderança pela Columbia Business School e pela Universidade de Stanford. Responsável pela modernização da Eletra e pela consolidação da marca como líder nacional em ônibus elétricos.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments