Publicado em: 18 de dezembro de 2025

A mais recente apresentação, realizada pelo prefeito Ricardo Nunes nesta quarta-feira (17), contou com mais 40 ônibus
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
A fabricante 100% brasileira Eletra Industrial alcançou uma das maiores frotas de ônibus elétricos da América Latina e responde por 64% de em torno de 1,4 mil coletivos com tecnologia limpa em operação no Brasil, incluindo modelos elétricos a bateria, trólebus e os E-Trol (que permitem a recarga de baterias quando conectados à rede de fiação aérea durante a operação).
O número foi ampliado nesta quarta-feira, 17 de dezembro de 2025, quando a Eletra participou do evento de entrega de mais ônibus elétricos para a cidade, realizado pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.
Na ocasião, foram entregues mais 40 ônibus elétricos da marca brasileira, sendo 25 unidades do tipo básico, com piso baixo, ar-condicionado, Wi-Fi e tomadas USB para os passageiros carregarem seus celulares, destinadas à operadora Transunião, que atende linhas na zona Leste, e outras 15 unidades do mesmo padrão para a A2 Transportes, que atua na zona Sul.
Somente na cidade de São Paulo, há ao menos 408 ônibus elétricos em circulação com tecnologia Eletra.
Mas, de acordo com a presidente da empresa, Milena Romano, esse número vai ultrapassar mil. Isso porque já há cerca de outras 600 unidades encomendadas para o sistema paulistano.
“A Eletra já virou a cara do transporte limpo da cidade de São Paulo. Muito antes de a redução de emissões pelo transporte coletivo se tornar lei na capital paulista e muito antes de qualquer outra marca, já investíamos em eletrificação no Brasil. São 30 anos de estrada e, agora, respondemos com prontidão às necessidades da cidade e estamos em consonância com a administração municipal do prefeito Ricardo Nunes por um transporte limpo e confortável”, disse Milena Romano.
A diretora comercial da Eletra, Ieda Oliveira, aponta que a variedade dos modelos da empresa e a capacidade de personalizar as configurações dos veículos estão entre os principais destaques.
“A Eletra vem de um grupo operador com 115 anos de atuação. Sabemos das diferentes características não apenas entre os sistemas de transporte no Brasil, mas também dentro de um mesmo sistema, como é o caso da cidade de São Paulo. Por isso, oferecemos desde modelos menores até os superarticulados. Para todo o país, temos ônibus de piso alto e piso baixo e podemos ajustar a quantidade de baterias de acordo com as necessidades. Tudo na medida”, afirma Ieda Oliveira.
Por meio do serviço Eletra Consult, a empresa oferece consultoria completa para eletrificação, que vai desde a implantação das estruturas nas garagens e a escolha das linhas de financiamento e dos modelos de ônibus mais adequados até o treinamento de motoristas e das equipes de manutenção e pós-venda.
FROTA COM TECNOLOGIA ELETRA JÁ EM CIRCULAÇÃO NA CAPITAL PAULISTA
Empresa – Quantidade – Configuração
TRANSPASS: 51 padron 15m
AMBIENTAL: 52 padron 15m
CAMPO BELO: 58 padron 15m
Express: 74 padron 15m
GATUSA: 04 padron 15m
KBPX: 02 padron 15m
TRANSWOLFF: 59 básicos
AUTOBLESS: 16 básicos
PÊSSEGO: 01 básico
MOVEBUSS: 04 básicos
NORTEBUS: 26 básicos
A2: 45 básicos
TRANSUNIÃO: 25 básicos
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte


