34.3 C
Rondonópolis
quinta-feira, 19 fevereiro - 11:13
- Publicidade -
Publicidade
HomeEsportesEm busca do fim da maldição: quais melhores jogadores em atividade ainda...

Em busca do fim da maldição: quais melhores jogadores em atividade ainda não foram campeões da NBA?


Na última semana, a NBA perdeu um dos grandes armadores da história, mas que nunca venceu um título. Ao anunciar a aposentadoria, Chris Paul também deu adeus à busca pelo anel e pelo troféu Larry O’Brien.

O 12 vezes All-Star, quatro vezes presente no time ideal da temporada e vice-campeão em 2021, entra para a história como um dos melhores jogadores da história da liga a nunca ter vencido um título, ao lado de nomes como Elgin Baylor, Allen Iverson, Charles Barkley, Steve Nash, Patrick Ewing, entre outros.

(Conteúdo oferecido por Hellmann’s, Ford, Novibet, Estrela Bet e C6Bank)

Por só ter um título em disputa por temporada (desconsiderando a NBA Cup, criada há três temporadas), a busca por um título pode ser cruel na NBA, visto que, por ano, apenas de 12 a 15 jogadores são campeões.

Diferente, por exemplo, de um jogador de futebol, que via de regra disputa no mínimo a liga e a copa nacional, além de um torneio continental por ano.

Por isso, além de Chris Paul, muitos outros astros que ainda estão em atividade – e vários já em fim de carreira – também estão em busca do primeiro título na carreira.

James Harden

O grande destaque nessa jornada em busca do troféu em 2025-26 é James Harden. O ‘Barba’ é recordista em jogos de playoffs dentre os jogadores que nunca foram campeões, com 173 partidas de pós-temporada disputadas. A única final que jogou foi na longínqua 2011-12, ainda pelo Oklahoma City Thunder, quando perdeu para o Miami Heat de LeBron James e cia.

Harden foi o protagonista da grande troca da temporada, passando a jogar no Cleveland Cavaliers. A franquia de Ohio, líder da Conferência Leste na temporada passada, não conseguiu repetir o desempenho e apostou no astro para voltar aos eixos e disputar o título.

Em Cleveland, além das estrelas Donovan Mitchell e Evan Mobley, Harden tem ao seu lado outros jogadores com muita experiência em playoffs, mas sem títulos: Dennis Schroder (76 jogos) e Max Strus (64), além de Mitchell, com 63 partidas.

Joel Embiid e Paul George

A dupla do Philadelphia 76ers finalmente está mostrando do que é capaz. A contratação de Paul George na última temporada não vingou logo de cara, mas em 2025-26 os Sixers estão em outro patamar. Muito por conta, claro, do bom desempenho da dupla, mas também de Tyrese Maxey e do calouro VJ Edgecombe.

Apesar das ausências em jogos consecutivos de Joel Embiid, e da punição de 25 jogos de PG13 por doping, a equipe segue na zona de playoffs, e promete dar muito trabalho na pós-temporada se estiver com o elenco completo.

Em uma das temporadas mais imprevisíveis do Leste nos últimos anos, pode ser a grande chance para Embiid e Paul George brigarem pelo primeiro título. Ou, ao menos, vencer a final de conferência, o que já seria inédito na carreira de ambos, mesmo com o ala já tendo disputado 114 partidas de playoffs.

Devin Booker

Destaque dos EUA nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, Devin Booker foi companheiro de Chris Paul na derrota do Phoenix Suns para o Milwaukee Bucks nas finais de 2021, no que foi a primeira participação em playoffs na carreira de Dbook. De lá para cá, contudo, jogou em praticamente todas as temporadas, acumulando boa experiência.

Falta, portanto, o título. Mesmo sem estarem entre os favoritos, os Suns estão com um bom desempenho, mesmo sofrendo com desfalques ao longo do ano. Mas as boas atuações de Booker, Dillon Brooks e expectativa pelo retorno de Jalen Green podem aumentar as esperanças para Phoenix, que está em 7° lugar no Oeste.

Luka Doncic e Marcus Smart

Ainda aos 26 anos, Luka Doncic aparenta estar na NBA há muito tempo. Impactante desde o momento que pisou em quadra, em 2018-19, o esloveno já bateu na trave em 2023-24, quando perdeu as finais para o Boston Celtics.

Agora no Los Angeles Lakers, Doncic, cestinha da temporada, tem a chance de finalmente vencer o campeonato por uma das franquias mais vitoriosas de toda a liga. Ao seu lado, além de LeBron James e Austin Reaves, está o armador Marcus Smart, presente em 108 jogos de playoffs (Luka tem 55), mas trocado pelos Celtics justo na temporada anterior ao título, e DeAndre Ayton, outro ex-companheiro de Chris Paul nos Suns de 2021.

Mesmo sofrendo com muitas ausências no decorrer da temporada, os Lakers se mantêm na 5ª posição do Oeste. Com o elenco completo, a expectativa é a de um nível de atuação que brigue pelo topo da conferência.

Mike Conley e Rudy Gobert

Logo atrás dos Lakers, em 6° lugar no Oeste, está o Minnesota Timberwolves. É possível dizer que a franquia está no melhor momento da história, vindo da primeira disputa de final de conferência de 2024-25. Com Anthony Edwards e companhia, os Wolves são dos times mais perigosos da conferência, apesar da instabilidade nos últimos meses.

E se o assunto é experiência em playoffs, Mike Conley e Rudy Gobert têm de sobra. O armador, que chegou a ser trocado por Minnesota, mas voltou ao time dias depois, tem 108 jogos de pós-temporada disputados, enquanto o pivô francês acumula 84.

Embora não sejam os protagonistas da franquia, espaço ocupado por Edwards, Julius Randle e Jaden McDaniels (também sem títulos), a dupla Conley-Gobert tende a ter muita importância nos jogos decisivos a partir do meio de abril.

Russell Westbrook e DeMar DeRozan

Chegamos na parte ‘melancólica’ da lista. Russell Westbrook e DeMar DeRozan não irão disputar o título na temporada. Muito pelo contrário, já que o Sacramento Kings está em último lugar do Oeste. A menos, claro, que ocorra uma improvável dispensa e um deles seja contratado por uma equipe no topo da tabela.

Mas a trajetória dos dois merece destaque. MVP em 2016-17, líder em triplos-duplos na história da NBA e único jogador a ter média de triplos-duplos em três temporadas diferentes, Westbrook vive uma década muito abaixo da anterior, quando foi nome constante em finais de conferência. Ele é o segundo jogador com mais jogos em playoffs sem conquistar um título, com 135 partidas.

Já DeRozan, assim como Marcus Smart, ficou marcado por ser peça fundamental em um time que sempre brigava nos playoffs, mas foi trocado pelo Toronto Raptors justamente no ano do título, por Kawhi Leonard. Desde então, disputou apenas duas séries, caindo na primeira rodada em ambas. Mesmo assim, tem 63 jogos de playoffs no currículo. Número que certamente não mudará nessa temporada.

Jimmy Butler III

130 jogos de playoffs, duas finais e nenhum título. Jimmy Butler é um dos jogadores que mais cresce nos momentos decisivos em toda a NBA. Não à toa, quando joga na pós-temporada é chamado de ‘Playoff Jimmy’, de tanto que suas atuações melhoram nos playoffs.

Mas em 2025-26, Butler não vai jogar. O astro do Golden State Warriors rompeu o ligamento cruzado anterior e está fora da temporada. Porém, GSW segue na disputa. Atualmente na 8ª posição, a franquia trocou por Kristaps Porzingis para tentar dar um último suspiro no ano, além de contar o crescimento de Gui Santos e De’Anthony Melton ao lado de Stephen Curry em busca de mais um título.

E se der tudo certo, mesmo sem entrar em quadra nos playoffs, Butler finalmente poderá ser campeão da NBA.

Damian Lillard

Quando chegará a vez de Damian Lillard? O astro do Portland Trail Blazers é um dos principais jogadores da geração, mas nunca conseguiu ir longe nos playoffs. Quando foi, deu de cara com os Warriors de Stephen Curry, Klay Thompson e Draymond Green.

Com 68 jogos de playoffs na carreira, Dame voltou à sua casa nessa temporada, mas sem poder atuar por conta de uma grave lesão sofrida ainda em 2024-25, durante a frustrada experiência no Milwaukee Bucks. Ainda que os Trail Blazers de Tiago Splitter, atualmente em 9° lugar no Oeste, consigam um improvável título, Lillard não seria considerado campeão.

Mas no próximo ano, com ótimos jovens, espaço na folha salarial e o retorno do astro, Portland tende a ser ainda mais competitivo, podendo dar mais uma chance para Lillard, enfim, conquistar o tão sonhado anel.

20 jogadores em atividade com mais partidas de playoffs que nunca venceram um título:



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments