Publicado em: 14 de janeiro de 2026

Barco possui capacidade para 130 passageiros e possui ar-condicionado, bicicletário, banheiro e equipamentos de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
Na manhã desta quarta-feira, 14 de janeiro de 2026, foi realizada a viagem inaugural da embarcação Forno Grande, a sexta do Sistema Aquaviário da Grande Vitória (ES).
O barco pode transportar até 130 passageiros e conta com ar-condicionado, bicicletário, banheiro e equipamentos de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
O serviço agora se torna regular e a oferta de viagens é ampliada entre as três estações atualmente em funcionamento: Prainha (Vila Velha), Praça do Papa (Vitória) e Porto de Santana (Cariacica).
Com a nova embarcação, o Sistema Aquaviário passa a operar com seis barcos: Fonte Grande, Morro do Moreno, Mestre Álvaro, Moxuara, Penedo e Forno Grande.
O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno informou que está em andamento a licitação para a construção de duas novas estações, nas regiões de Dom Bosco e do Centro de Vitória.
Além disso, seguem em execução as obras de reforma da estação da Rodoviária de Vitória, com melhorias estruturais e operacionais.
Outro projeto em fase final de elaboração é o da estação de São Pedro, ampliando o planejamento de expansão do sistema para novas áreas da capital.
Vale ressaltar que o Sistema Aquaviário opera de forma integrada ao Sistema Transcol, por meio do Cartão GV.
Desde 2025, o sistema também passou a aceitar pagamento por aproximação (contactless) com cartões de débito e crédito diretamente nas catracas das estações.
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte


