Publicado em: 6 de fevereiro de 2025
Empresa responsável descumpriu contrato com a CPTM e deixou de pagar funcionários entre janeiro e fevereiro; estatal instaurou processo administrativo
ARTHUR FERRARI / ADAMO BAZANI
O serviço de emissão do bilhete ao trabalhador desempregado, realizado somente em um posto de atendimento localizado na Estação Palmeiras Barra Funda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), está suspenso a partir desta quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025.
No local, passageiros que procuram o serviço estão sendo informados pelos funcionários da CPTM, segundo apurou o Diário do Transporte. Entretanto, os usuários estão sendo pegos de surpresa, o que tem feito muitas pessoas perderem viagem.
Usuários relataram que os canais de atendimento da CPTM informam também da suspensão do serviço, mas não trazem previsão de retorno do serviço.
A reportagem entrou em contato com a CPTM.
A empresa responsável pelo serviço, a Ágil, descumpriu o contrato com a estatal, portanto os serviços estão temporariamente suspensos para o descredenciamento da terceirizada. Entre os descumprimentos estão o atraso de salários de pelo menos dez funcionários, que não receberam os acertos referentes a janeiro e fevereiro, e benefícios como vale alimentação, vale refeição e vale transporte.
O contrato entre a CPTM e a Ágil, firmado em abril de 2024 no valor de quase R$ 750 mil, tem duração de 30 meses.
O Diário do Transporte procurou a CPTM e aguarda.
Arthur Ferrari e Ádamo Bazani, para o Diário do Transporte