Publicado em: 8 de janeiro de 2025
Volume foi de 27.675 unidades e há estimativas de alta para 2025
ADAMO BAZANI
O ano de 2024 registrou alta de 38,2% no total de emplacamentos de ônibus em comparação com 2023.
Isso significa que foram licenciadas 27.675 unidades 0 km no ano passado enquanto que em 2023, foram 24.621 ônibus.
Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 08 de janeiro de 2025, pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), entidade que reúne as concessionárias e representantes autorizadas.
Entre os motivos, especificamente para o mercado de ônibus ter registrado um ano positivo estão:
– Recuperação da queda de vendas por causa da pandemia de covid-19, em especial entre 2020 e meados de 2023;
– Fim dos efeitos das renovações antecipadas em 2022 pelos empresários que queriam aproveitar as últimas oportunidades de comprar veículos pesados a diesel com um padrão de restrição de emissões de poluentes menos severo, com unidades 30% mais baratas, denominado Euro 5, em relação a tecnologia Euro 6, que passou a ser obrigatória em janeiro de 2023;
– Os emplacamentos das primeiras unidades do atual ciclo do Programa Caminho da Escola, do Governo Federal, que habilitou a aquisição por estados e municípios de cerca de 15 mil veículos;
– As eleições municipais, período em que, para trazer boa imagem a prefeitos e vereadores, habitualmente os empresários de ônibus são mais “estimulados” a renovar as frotas;
– Fortalecimento do turismo doméstico rodoviário frente a alta do dólar e do valor das passagens aéreas que impactaram numa demanda maior por ônibus rodoviários de linhas regulares e dos fretados;
Para o ano de 2025, a estimativa da Fenabrave é que o mercado de ônibus continue registrando números positivos, ainda como continuidade a recuperação, mas com a possibilidade de os números serem mais modestos
MARCAS:
Entre as marcas, a Mercedes-Benz liderou o ranking em 2024, como vem ocorrendo em anos anteriores. Foram 13.647 unidades, o que corresponde a 49,31% de todo o mercado de ônibus.
Em seguida vem a Volkswagen, com 21,09% de participação, num total de 5.837 unidades.
A Marcopolo, por causa da marca Volare, cujos veículos são vendidos já montados, ocupa o terceiro lugar, com 3.554 unidades e participação de 12,84%.
A Induscar, que é uma marca da Caio, aparece no ranking de licenciamentos também, mesmo sendo encarroçadora como a Marcopolo, porque os ônibus elétricos montados sobre chassis Scania ou Mercedes-Benz com tecnologia são faturados em nome da fabricante de carrocerias.
As demais que aparecem produzem os chassis ou monoblocos, como Higer e Ankai.
Veja a relação completa.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes