Publicado em: 6 de julho de 2025
Objetivo é estimular os funcionários a estarem atentos a itens e procedimentos de asseio de ônibus e embelezamento automotivo que fazem a diferença no olhar de quem embarca nas linhas
ADAMO BAZANI
Ao saber do elogio de uma passageira que pensou que um ônibus de 14 anos de uso parecia ser novo pelo estado impecável de limpeza, levando em conta detalhes como cantos, frisos e “miolos” das rodas, a diretoria da empresa que possui este veículo, NEXT Mobilidade, decidiu ir além.
A companhia, que opera linhas metropolitanas nos municípios do ABC Paulista, na Grande São Paulo, criou uma premiação especial, chamada “Equipe que Brilha”.
A ação é destinada para as equipes de limpeza, asseio e higiene.
Além disso, a NEXT Mobilidade instaurou um padrão de higienização que promete ser referência no transporte coletivo.
O diferencial destes métodos de limpeza é a atenção justamente aos detalhes do veículo, com parâmetros que influenciam na sensação de bem-estar da população em geral: tanto dentro do ônibus como para quem vê do lado de fora e nem é necessariamente passageiro.
Segundo a NEXT Mobilidade, a imagem do transporte inserida no contexto urbano é fundamental para que a sociedade, inclusive não passageiros, apoiem medidas que incentivem os meios coletivos de deslocamento.
Os profissionais que atuaram no ônibus que recebeu o elogio foram os primeiros a serem premiados no “Equipe que Brilha”. O evento foi realizado na última quinta-feira, 03 de julho de 2025, na garagem da companhia em Santo André (SP). O Diário do Transporte esteve na cobertura porque o elogio da passageira foi registrado pelo site (VEJA MAIS ABAIXO O HISTÓRICO, AO FIM DO TEXTO).
“O Equipe que Brilha é mais que uma premiação. É uma forma de, primeiro, estimular o profissional a cuidar daquele ônibus como se este veículo fosse o seu carro, que levaria sua mão, esposa e filhos. Tudo começa pelos colaboradores de uma empresa. Além disso, trata-se de adotar um padrão de higienização e embelezamento automotivo que corresponda a como o passageiro quer ser sentir dentro do ônibus. Eficiência é tudo, mas hoje em dia, as pessoas querem também o bem-estar e a experiência. O ônibus urbano tem de atender as tudo isso” – disse a diretora da NEXT Mobilidade, Milena Braga Romano.
A equipe premiada fará palestras para colegas de outras garagens da empresa e, segundo Milena, a prática pode ser adotada por outras companhias pelo País, uma vez que não implica em grandes custos ou necessidade de aumento de escalas de trabalho.
“Não se trata apenas da marca NEXT Mobilidade, mas a imagem do setor de transportes como um todo. A humanização do atendimento passa por isso. As pessoas se sentirem bem. E isso, nem sempre é aumento de custos para operar. É olhar com mais zelo ao seu cliente, que é quem usa os ônibus no dia a dia. O gestor de transportes deve assumir o olhar do passageiro e perguntar a si mesmo: o que espero deste serviço?” – completou
O CANTINHO SUJO DE UMA JANELA PODE PESAR NA DECISÃO DO PASSAGEIRO DEIXAR DE USAR ÔNIBUS E IR PARA OUTROS MEIOS:
Se o setor de transportes coletivos quer se sustentar e continuar atrativo para a sociedade, muitos aspectos amplos precisam ser mudados. Entre eles, é que os serviços necessitam de melhores formas de financiamento para as tarifas não serem tão altas para os passageiros e ao mesmo tempo, insuficientes para cobrir os custos de operação. Outro aspecto é a falta de infraestrutura em praticamente todas as cidades brasileiras, com uma quantidade quase que nula de corredores e faixas de ônibus, por exemplo, que deixariam as viagens mais rápidas e os intervalos mais confiáveis.
Mas também falta aos operadores de transportes verem o dia a dia com o olhar do passageiro.
Para quem usa ônibus, tudo isso acima é importante: ter certeza de que o ônibus vai passar na hora e fazer viagens rápidas, com as faixas e corredores. Pagar um preço de passagem justo e que não comprometa sua renda é mais que necessário.
Para o usuário, entretanto, tão importante quanto tudo isso é entrar em um ônibus limpo e com um ambiente agradável. E isso não é só aquele “tapa básico” no veículo. É deixar o ônibus que faça com que o passageiro se sinta bem.
O setor de transportes deve entender que a sociedade atual preza pela eficiência, mas dá peso semelhante ao bem-estar. Um ônibus logo ao ser visto precisa fazer com que as pessoas se sintam leves, prestigiadas, não oprimidas.
E para isso, os detalhes são fundamentais: vidros, frisos das janelas, miolo das rodas, cantos das portas, manchas no teto e em balaústres… tudo isso faz parte do ambiente em que o cliente fica mais tempo para decidir se continua ou não usando o transporte coletivo.
COMO NASCERAM A PREMIAÇÃO E O NOVO PADRÃO:
Em maio de 2025, a reportagem do Diário do Transporte relatou a reação de uma profissional de limpeza predial que, ao ver o estado de capricho de um ônibus de 14 anos de uso, pensava que o veículo era novo.
Relembre:
Mais que um “mero parabéns”, a empresa NEXT Mobilidade, que diz que procura adotar a filosofia de manter a eficiência sem deixar de lado a humanização no atendimento, viu no elogio a oportunidade de tornar mais prática ainda esta postura do “sentir-se bem nos ônibus”.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes