Publicado em: 15 de fevereiro de 2026

Nesta época, transporte coletivo acaba sendo alvo de vandalismo acima da média. Diversas cidades já estão com atendimento especial
ADAMO BAZANI
Com o tema “Ônibus, o abre-alas do Carnaval”, campanha da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), que reúne cerca de mil viações de todo o País, quer valorizar o meio de transporte também nesta época do ano e despertar a conscientização dos foliões para preservar os veículos, paradas, estações, terminais e infraestruturas, além de respeitar o trabalho de motoristas, cobradores, fiscais, demais funcionários e os demais passageiros, em especial, as mulheres e famílias.
Nesta época, o transporte coletivo acaba sendo alvo de vandalismo acima da média, seja por causa de aglomerações ou pessoas empolgadas.
Se a ordem é: “se dirigir, não beba”, o transporte coletivo é a principal forma de garantir com baixo custo (ou mesmo tarifa-zero, dependendo da cidade) o deslocamento para a folia.
Mas estar um “um pouco mais alegre” não pode significar pretexto para exagerar, quebrar e desrespeitar as pessoas.
Na campanha, a NTU destaca a importância do transporte público para o acesso ao lazer e que preservar é um ato de cidadania e zelar pelo espaço público.
Nos grandes eventos culturais, a mobilidade urbana é fundamental para garantir que todas as pessoas tenham acesso à cultura e ao lazer! 🎭
O transporte coletivo amplia oportunidades, promove inclusão social e mantém a cidade em movimento. Neste Carnaval, respeitar o transporte é exercer a cidadania e cuidar do espaço público. 🚌✨
Diversas cidades pelo Brasil já estão com atendimento dedicado para o Carnaval. São linhas especiais, desvios, operação de 24 horas, trajetos noturnos e, em alguns sistemas, até tarifa-zero.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes


