Publicado em: 6 de outubro de 2025

Informação foi adiantada ao Diário do Transporte na última semana, na Busworld, na Bélgica
ADAMO BAZANI / VINÍCIUS DE OLIVEIRA
Já são cerca de 10 garagens de ônibus na capital paulista que possuem frotas do modelo de ônibus totalmente elétrico, de marca pura da Mercedes-Benz, eO500U Padron de piso baixo, e de acordo com a montadora, essa frota deve aumentar já que há negociações e mais pedidos em andamento.
“No último dia 22 de setembro, a Prefeitura de São Paulo anunciou a entrega de mais 120 ônibus elétricos para o transporte coletivo municipal. Desse lote, 80 unidades eram do eO500U da nossa marca”, informou Walter Barbosa, vice-presidente de ônibus da marca no Brasil.
“Mais de 10 garagens do sistema SPTrans já operam com o eO500U, sendo mais de 5 milhões de km rodados. Entre nossos clientes destacam-se as empresas Viação Metrópole, Mobi Brasil, Sambaíba, Via Sudeste, Viação Grajaú e Viação Gato Preto”, ressaltou o executivo.
A informação dos 400 ônibus foi antecipada ao Diário do Transporte por Barbosa, que ainda falou que a empresa oferece consultoria para as companhias de transporte e também aos gestores públicos, com o objetivo de ampliar a eletrificação de frotas de ônibus.
Relembre o vídeo completo da entrevista pelo link:
Mercedes-Benz anuncia 400 ônibus elétricos da marca vendidos e serviço de consultoria e monitoramento de baterias on-line para o Brasil
O modelo urbano eO500U foi totalmente desenvolvido no Brasil, voltado para a realidade brasileira e latino-americana. Ele vem sendo produzido em série desde o final de 2022, na moderna Linha 4.0 da fábrica da Empresa em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
Atualmente, o ônibus elétrico Mercedes-Benz vem sendo testado fora do Estado de São Paulo, em demonstrações no Paraná, Minas Gerais, Bahia e Espírito Santos e, futuramente, no Rio de Janeiro.
A versão elétrico do ônibus em questão também já foi apresentado a empresas do Chile e Argentina, e em breve, México. No caso do Chile, o eO500U foi aprovado tecnicamente em operação regular quanto ao consumo de energia e capacidade de passageiros.
Conforme informado pela Mercedes-Benz, o ônibus elétrico conta com chassi modelo Padron 4×2 de piso baixo, para carrocerias de até 13,2 metros.
O sistema de recarga de baterias é do tipo plug-in CC2, mesmo padrão tecnológico utilizado pela Daimler Buses em seus ônibus elétricos, levando até três horas para a recarga completa. A nova geração de baterias NMC3 é a mesma utilizada nos ônibus Mercedes-Benz eCitaro na Europa.
O eO500U já vem equipado com o sistema de telemetria FleetBus totalmente ativado, pronto para ser utilizado assim que o veículo entra em operação. O sistema é destinado para pequenos, médios e grandes frotistas, estando disponível para veículos novos (Euro 5, Euro 6 e Elétricos) e também podendo ser instalado em modelos seminovos fabricados a partir de 2012, por meio de um kit de conectividade composto por módulo de telemetria, chicotes elétricos e antenas.
Com o FleetBus já ativado, o gestor tem acesso imediato a informações em tempo real sobre os veículos e o comportamento dos motoristas, incluindo análises de performance e diagnósticos.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte


