21.1 C
Rondonópolis
domingo, 8 junho - 07:43
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesespaço de diversidade e cidadania

espaço de diversidade e cidadania


Aproximadamente 30,9% dos deslocamentos urbanos no Brasil são feitos por ônibus e o uso de carros particulares representa cerca de 29,6% das viagens

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

O transporte público é, por essência, um direito coletivo. Mais do que um meio de deslocamento, ele é um espaço de encontros, diversidade e pertencimento, um elo que conecta pessoas, histórias e oportunidades. É também uma peça-chave para a construção de cidades mais inclusivas, acessíveis e sustentáveis. Em Guarulhos, a Guarupass, como gestora da bilhetagem eletrônica, é uma facilitadora do acesso a um transporte público de qualidade.

De acordo com a Pesquisa CNT de Mobilidade da População Urbana 2024, realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), aproximadamente 30,9% dos deslocamentos urbanos no Brasil são feitos por ônibus. Em comparação, o uso de carros particulares representa cerca de 29,6% das viagens — um dado que reforça a relevância do transporte coletivo na rotina dos brasileiros.

Todos nós carregamos uma história vivida dentro de um ônibus. É a mãe que sai cedo para o trabalho, o estudante que sonha com o futuro, o idoso que busca autonomia em seus trajetos diários. O direito de ir e vir com segurança, conforto, praticidade e dignidade pertence a todas as pessoas. E por trás de cada embarque, existe um sistema que torna tudo isso possível — garantindo o funcionamento eficiente, seguro e inteligente dessa grande rede de mobilidade urbana.

Na avaliação da Guarupass, o papel da bilhetagem eletrônica não é “só” fornecer um sistema de pagamento ao usuário. Ela é, de fato, uma das principais ferramentas para facilitar, democratizar e modernizar o acesso ao transporte público. Um exemplo desse compromisso com a mobilidade inteligente é o aplicativo Cittamobi, que disponibiliza informações em tempo real sobre os ônibus urbanos de Guarulhos.

Somente em setembro de 2024, o aplicativo registrou 3,6 milhões de acessos no acumulado de 12 meses, um reflexo da confiança e da adesão dos passageiros ao uso da tecnologia no dia a dia. Outro avanço considerável se deu em 2023, quando a cidade ganhou 167 novos modelos da Mercedes-Benz com chassis OF 1721. Os novos veículos foram projetados para serem tecnológicos e levarem mais conforto aos passageiros.

Entre os principais serviços oferecidos pela Guarupass estão a emissão e a gestão dos cartões de transporte, como o Bilhete Cidadão, Escolar, Gratuidade, Passe Livre, Sênior, Especial (destinado a pessoas com deficiência) e o Vale-Transporte — sempre respeitando as políticas de gratuidade e os benefícios sociais previstos em lei. A associação também investe continuamente em soluções que modernizam a experiência dos passageiros, oferecendo facilidades como recarga online, consulta de saldo pelo site ou aplicativo, bloqueio e emissão de segunda via dos cartões, compra de créditos em estabelecimentos comerciais credenciados, nos terminais de ônibus e na loja Guarupass.

Com um olhar atento às necessidades da população, a Guarupass também promove campanhas educativas sobre o uso correto da bilhetagem eletrônica e participa ativamente de ações que reforçam a importância de um transporte público acessível, democrático e de qualidade.

“A associação tem um papel fundamental na mobilidade urbana da cidade, garantindo que milhares de passageiros possam acessar o transporte público de forma eficiente todos os dias. Por isso, seguimos investindo em soluções que tornem essa experiência cada vez mais conectada com as necessidades da população de nossa cidade”, destaca Márcio Pacheco, diretor executivo da Guarupass.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments