Publicado em: 4 de setembro de 2025
CPTM assinou contrato com a DEJAM Engenharia; objetivo é garantir o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) na estação localizada em Ferraz de Vasconcelos (SP)
ALEXANDRE PELEGI
A CPTM firmou contrato com a DEJAM Engenharia e Serviços Prediais Ltda. para realizar obras de adequação na Estação Antônio Gianetti Neto, da Linha 11-Coral, em Ferraz de Vasconcelos. O valor do contrato é de R\$ 1.271.564,30 e o objetivo é a obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documento obrigatório que atesta o cumprimento das normas de segurança contra incêndio.
Assinado em 1º de setembro de 2025, o contrato terá prazo de 12 meses para execução dos serviços.
O que é o AVCB
O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros é emitido após análise de projeto e vistoria técnica da corporação. Ele certifica que a edificação possui sistemas e equipamentos de segurança em conformidade com a legislação, garantindo maior proteção aos usuários em caso de emergências.
Histórico da Estação
Inaugurada em 10 de janeiro de 1998 com o nome de Lageado, a estação foi rebatizada como Antônio Gianetti Neto em 19 de agosto do mesmo ano. Localizada na Avenida Governador Jânio Quadros, 1200, em Ferraz de Vasconcelos, atende diariamente cerca de 14,5 mil passageiros.
O projeto de adequação faz parte de um conjunto maior de melhorias, que inclui acessibilidade, instalação de novas escadas rolantes e bloqueios, reforma da cobertura e reparos estruturais.
Concessão da Linha 11-Coral
As obras chegam em um momento de transição da Linha 11-Coral para a iniciativa privada. Em maio de 2025, o Governo de São Paulo assinou contrato de concessão do Lote Alto Tietê com a concessionária Trivia Trens, do Grupo Comporte.
O contrato, com vigência de 25 anos, prevê R\$ 14,3 bilhões em investimentos, incluindo a reforma de 24 estações, a construção de 10 novas e a reconstrução de 4. A concessionária também assumirá a responsabilidade por adequações de segurança e pela obtenção de AVCBs em todas as estações.
Com isso, a Antônio Gianetti Neto deve receber, além da obra contratada pela CPTM, investimentos complementares ao longo da concessão, que terá como meta reduzir os intervalos da Linha 11 para até 3 minutos entre Palmeiras-Barra Funda e Suzano.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes