Publicado em: 29 de maio de 2025
Serviços terão investimento de R$ 24,7 milhões e previsão de conclusão para o primeiro trimestre de 2026
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
A partir da próxima segunda-feira, 02 de junho de 2025, a Estação Domingos de Moraes, da Linha 8-Diamante, terá o início de uma nova etapa das obras de modernização.
Em razão dos serviços, a ViaMobilidade irá interditar a viela que conecta as ruas Monte Pascal e João Tibiriçá, para possibilitar a demolição da atual passarela para a construção de uma nova, instalação de paraciclos, reforma dos sanitários públicos, readequação de acessos e a modernização da iluminação.
Para auxiliar o fluxo de pedestres, a concessionária instalará sinalizações em um trajeto alternativo, que possui escadas e rampas acessíveis localizadas a 120 metros da viela, que tem prazo previsto de 90 dias para liberação.
As obras contarão com um investimento de R$ 24,7 milhões e têm previsão de conclusão para o primeiro trimestre de 2026, a expectativa é de que cerca de 17 mil passageiros sejam beneficiados diariamente.
“Estamos promovendo uma transformação estrutural nas estações das linhas 8 e 9, com foco em proporcionar mais conforto, segurança e acessibilidade aos nossos clientes. A modernização da Estação Domingos de Moraes é mais um passo nesse processo. Já entregamos 15 estações renovadas e, até 2027, outras 20 receberão intervenções importantes, reforçando nosso compromisso com a melhoria contínua da experiência dos passageiros”, disse o diretor da ViaMobilidade – Linhas 8 e 9, Andre Costa.
Após a conclusão, estarão disponíveis novos paraciclos nos acessos e canaletas nas escadas fixas para o transporte de bicicletas, sanitários públicos reformados, nova iluminação, e a adequação viária do corredor de ligação entre a estação e a rua Monte Pascoal.
A reforma prevê, ainda, reparos nas coberturas das plataformas, novos elementos de comunicação, revisão de rota tátil e adequação do vão entre o trem e a plataforma para ampliar a acessibilidade, além da modernização de salas técnicas e operacionais.
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte