15.6 C
Rondonópolis
domingo, 13 julho - 08:42
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesEstação-Tubo Antônio Meirelles Sobrinho é reativada pela prefeitura de Curitiba (PR)

Estação-Tubo Antônio Meirelles Sobrinho é reativada pela prefeitura de Curitiba (PR)


Fundamental para as obras do Ligeirão Leste/Oeste, espaço voltou a operar neste sábado (13), restabelecendo o serviço para cerca de 105 mil passageiros diários

ALEXANDRE PELEGI

A estação-tubo Antônio Meirelles Sobrinho, localizada na Rua Engenheiro Costa Barros, no bairro Cajuru, em Curitiba (PR), foi reativada neste sábado, 12 de julho de 2025, operando nos dois sentidos da via. A estação havia sido retirada anteriormente para permitir o avanço das obras do Ligeirão Leste/Oeste.

Com a reativação, a Urbanização de Curitiba (Urbs), responsável pela gestão do transporte coletivo, informou que as linhas de ônibus 302 – Centenário/Rui Barbosa e 303 – Centenário/Campo Comprido voltaram a ter parada no local. Juntas, essas duas linhas transportam aproximadamente 105 mil passageiros por dia.

A estação-tubo volta a operar com significativas melhorias. Segundo Alceu Portella, gestor da área de Manutenção da Urbs, “Foram colocados vidros com tecnologia de proteção de raios solares e forro com isolamento térmico, para mais conforto dos passageiros“.

Obras do Ligeirão Leste/Oeste

A estação-tubo Antônio Meirelles Sobrinho foi a primeira a passar por intervenção para a implementação do Ligeirão Leste/Oeste. Além dela, a estação-tubo Cajuru já foi entregue, enquanto as estações Teófilo Otoni e Catulo da Paixão Cearense continuam em obras.

As intervenções na altura da estação-tubo incluíram a construção de pavimento de concreto na canaleta exclusiva para ônibus e a manutenção do asfalto da via lenta, utilizando o método de fresa e recape. A transformação é completada com nova calçada em concreto com faixa acessível, seguindo um planejamento que prioriza o pedestre, além de sinalização e iluminação em LED.

As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e o projeto é de autoria do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). A execução das intervenções do Ligeirão Leste/Oeste ocorre de forma escalonada para evitar prejuízos aos passageiros: enquanto uma estação é fechada para remodelação, alargamento e requalificação do pavimento, a estação subsequente permanece em funcionamento normal.

Os trabalhos, que envolvem os lotes 4.1 e 4.2, fazem parte do Programa de Aumento da Capacidade e Velocidade do BRT Leste/Oeste. O programa é financiado pelo NDB (New Development Bank) com um investimento total de US$ 75 milhões, complementado por contrapartidas do município. O objetivo é a readequação de 22,5 km de canaletas exclusivas para o transporte coletivo, abrangendo a área entre Pinhais e o CIC Norte, em Curitiba. As intervenções incluem, ainda, cinco terminais, como o novo equipamento do Capão da Imbuia, e a revitalização de 34 estações-tubo.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments