Publicado em: 25 de novembro de 2025

Pacote federal vai financiar 165 projetos em 45 estados com foco na substituição de veículos antigos e na expansão de tecnologias mais limpas
ALEXANDRE PELEGI
Os Estados Unidos anunciaram na quinta-feira, 20 de novembro de 2025, um pacote de US$ 2 bilhões (cerca de R$ 10,8 bilhões) para modernizar a frota de ônibus e renovar instalações de transporte público em todo o país. O anúncio foi feito pelo secretário de Transportes, Sean P. Duffy, como parte da agenda nacional de infraestrutura e competitividade industrial.
Ao todo, 165 projetos foram selecionados em 45 estados e no Distrito de Columbia, com recursos distribuídos pelos programas Grants for Buses and Bus Facilities e Low or No Emission Program, ambos operados pela Federal Transit Administration (FTA).
O Grants for Buses and Bus Facilities financia a compra de ônibus novos e a modernização de garagens, pátios, oficinas e terminais, assegurando a renovação da frota e da infraestrutura física do transporte público. Já o Low or No Emission Program (Low-No) é voltado especificamente para ônibus de baixa ou zero emissão — elétricos, a hidrogênio ou GNV de baixo carbono — além da infraestrutura necessária para sua operação, como carregadores e sistemas elétricos.
Segundo o governo norte-americano, o pacote permitirá a aquisição de cerca de 2,4 mil ônibus, “construídos com peças e mão de obra americanas”, além de obras estruturais em instalações operacionais por todo o país.
Substituição de ônibus antigos e avanço das tecnologias limpas
Os investimentos priorizam a retirada de veículos a diesel mais antigos, substituindo-os por tecnologias de menor emissão. Entre os projetos de maior porte estão:
- Houston (Texas): cerca de US$ 101 milhões para substituir ônibus diesel por modelos a GNV, construir um posto de abastecimento e modernizar uma instalação de manutenção.
- Tampa (Flórida): US$ 32 milhões para renovação da frota com ônibus a GNV.
- Iowa: US$ 48 milhões para renovar veículos e melhorar estruturas de apoio ao transporte.
O Departamento de Transportes afirma que os investimentos vão reduzir congestionamentos, ampliar a confiabilidade dos serviços e gerar empregos ligados à produção e manutenção das novas frotas.
Para o exercício fiscal de 2025, o governo disponibilizou cerca de US$ 400 milhões pelo programa de renovação de ônibus e instalações, além de US$ 1,1 bilhão pelo programa de baixa ou zero emissão. Outros US$ 518 milhões já estão reservados para 2026.
Descarbonização com outra lógica
Embora o pacote de investimentos norte-americano favoreça tecnologias mais limpas, especialistas observam que a atual administração de Donald Trump adota uma abordagem distinta daquela predominante na União Europeia ou em cidades latino-americanas que têm metas rígidas de eletrificação.
O governo federal dos EUA apoia projetos que contribuem para a redução de emissões — principalmente via renovação de frota e substituição de diesel por alternativas mais eficientes —, mas dentro de um enfoque mais amplo e menos centrado na eletrificação total. Programas como o Low-No seguem ativos, porém com maior abertura a soluções consideradas “low emission”, como o GNV e o biometano, e não apenas ônibus elétricos a bateria.
Na comunicação oficial, os ganhos ambientais aparecem como co-benefícios de uma estratégia orientada sobretudo para:
- modernização da infraestrutura;
- competitividade industrial;
- fortalecimento da cadeia produtiva doméstica;
- segurança e autonomia energética;
- redução de custos operacionais.
Assim, a descarbonização avança, mas por caminhos diferentes: menos vinculada a metas climáticas e mais integrada a uma agenda industrial e logística. Para especialistas, essa característica ajuda a explicar a amplitude dos investimentos anunciados — capazes de beneficiar tanto grandes sistemas urbanos quanto operações regionais e rurais que ainda dependem de combustíveis fósseis.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes


