33.5 C
Rondonópolis
segunda-feira, 20 outubro - 12:02
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesEuropa vai adotar sistemas obrigatórios de segurança em ônibus que detectam até...

Europa vai adotar sistemas obrigatórios de segurança em ônibus que detectam até se motorista está distraído


Novas normas entram em vigor em julho de 2026. Mercedes-Benz e Setra vão antecipar pacotes para o primeiro trimestre

ADAMO BAZANI

A partir de 07 de julho de 2026, caminhões e ônibus que saem de fábrica na Europa devem ficar mais seguros.

É que passa a valer o novo conjunto de normas da União Europeia, denominado Regulamentação Geral de Segurança C (GSR-C), Nível C, que obriga que as fabricantes disponibilizem nestes veículos de grande porte itens tecnológicos que deixam ônibus e caminhões praticamente semiautônomos, com funcionalidades que auxiliam na condução.

Estas tecnologias, que são opcionais até então, inclusive com algumas já no Brasil, mas também sem serem itens de série por aqui também, serão obrigatórias na Europa.

Segurança foi um dos temas da Busworld 2025, maior evento de ônibus do Planeta que ocorreu entre os dias 04 e 09 de outubro, em Bruxelas, na Bélgica. O repórter e editor-chefe do Diário do Transporte, Adamo Bazani, foi a Europa fazer a cobertura presencial, a convite da Mercedes-Benz. O Diário do Transporte foi um dos poucos veículos de comunicação do Brasil a estar no local.

As novas normas de segurança foram estabelecidas em 2024 com este prazo até meados de 2026 para adaptação.

Segundo a União Europeia, por ano, ocorrem cerca de 20 mil acidentes com mortes em países da comunidade. Ônibus e caminhões respondem por 14% desses acidentes, o que é considerado um índice altíssimo levando em conta a proporção da frota;

Ainda de acordo com as autoridades da União Europeia, em torno de 90% de todos os acidentes envolveram um erro humano.

Os acidentes mais comuns são:

  • Colisões traseiras entre automóveis e veículos comerciais pesados (ônibus e caminhões).
  • Colisões entre ônibus e caminhões com ciclistas, em especial, nas conversões à direita. que se desloca ao lado, mas que pretende seguir em frente.
  • Atropelamentos.

As principais funcionalidades tecnológicas que serão obrigatórias a partir de 07 de julho de 2026 são:

  1. Sinal de parada de emergência:Uma luz intermitente na parte de trás dos ônibus e caminhões indica paradas abruptas, sendo um dispositivo além da luz convencional de freios.
  2. Sistema de monitoramento da pressão dos pneus:Um sistema que monitora constantemente as pressões de todos os pneus enquanto o ônibus e caminhão estão rodando e avisa o condutor quando um dos compóstos está com quantidade de ar excessiva ou abaixo do indicado.
  3. Sistema de informação de ponto cego:Este sistema avisa o condutor do risco de colisão lateral contra pedestres e ciclistas. Fica ativo a baixa velocidade.
  4. Sistema de informação de marcha-a-ré: Tecnologia de câmara e/ou sensor que mostra ao condutor se há objetos ou pessoas atrás do ônibus e caminhão durante a manobra de marcha-a-ré.
  5. Sistema de informação de mudança de faixa: Avisa o condutor sobre risco de colisão e contra pedestres e ciclistas em pontos cegos à frente dos ônibus e caminhões. Também indicam aos motoristas que mudam de faixa sem sinalizar.
  6. Preparação para dispositivo contra embriaguez de motorista: Uma interface permite a instalação dos vários dispositivos “alcolock” (que indica embriaguez do motorista). Os ônibus e caminhões não vão precisar sair de fábrica com estes dispositivos, mas terão de, obrigatoriamente, apresentar preparação para instalação.
  7. Aviso de fadiga e desatenção do condutor: Avisa o condutor se o sistema determinar que ele esteja cansado ou se apresenta sinal de falta de atenção ao volante.
  8. Assistência inteligente de velocidade: Avisa o condutor se exceder o limite de velocidade, utilizando câmaras e bases de dados de mapas ligados ao GPS. Pode ser controlado remotamente com redução de velocidade da garagem.

DAIMLER BUSES VAI ANTECIPAR CUMPRIMENTO DE EXIGÊNCIAS:

Algumas fabricantes de ônibus e caminhões decidiram antecipar o cumprimento das exigências de segurança.

É o caso da Daimler Buses, que engloba as marcas Mercedes-Benz e Setra, que vai já oferecer as funcionalidades ainda no primeiro trimestre de 2026, enquanto as normas passam a ser obrigatórias somente a partir de 07 de julho de 2026.

Segundo a fabricante, de item de série, também serão disponibilizadas tecnologias que vão além do que exigem as novas normas.

O novo Attention Assist 2 da Daimler Buses, que é o detector de fadiga e desatenção do motorista, vai ser ativado já em baixas velocidades.

A fadiga é detectada a partir de aproximadamente 30 km/h, e a distração a partir de aproximadamente 20 km/h.

O sistema Active Brake Assist 6 Plus (ABA 6 Plus), uma evolução do pacote de segurança nos ônibus Setra e Mercedes-Benz, foi ampliado com funções também além das normas.

A funcionalidade de “troca de faixa” vai conseguir detectar diversas faixas de rolamento ao mesmo tempo.

Já o sistema que faz o ônibus frear sozinho a velocidades de até 60 km/h não somente vai detectar pessoas à frente do veículo, bem como usuários da via vindos na direção contrária ou na mesma faixa.

Veja nota da Daimler Buses:

Nova Regulamentação Geral de Segurança C (GSR-C)

  • Novo: Sistema de câmeras para detectar distração do motorista
  • Novo: ABA 6 Plus com funções ampliadas

A Daimler Buses já está equipando todos os ônibus das marcas Mercedes-Benz e Setra, a partir do primeiro trimestre de 2026, com sistemas de segurança e assistência aprimorados que atendem ao novo nível C da Regulamentação Geral de Segurança (GSR) da União Europeia.

A GSR-C se tornará obrigatória para todos os ônibus recém-registrados a partir de 7 de julho de 2026 e prevê funções aprimoradas para o sistema de frenagem de emergência, bem como um sistema avançado de alerta para distração do motorista.

Com a introdução antecipada dos novos sistemas de segurança e cumprimento parcial além das exigências legais, a Daimler Buses mais uma vez estabelece o padrão de segurança em ônibus.

A Daimler Buses apresentará dois ônibus com os novos sistemas de assistência na Busworld Europe 2025:

  • Mercedes-Benz Tourismo Safety Coach
  • Setra ComfortClass S 515 HD

Novo: Sistema de câmeras para detectar distração do motorista

Os sistemas anteriores de assistência à atenção, como o Attention Assist da Daimler Buses, geralmente detectam padrões de desatenção ou fadiga do motorista por meio da avaliação de diversos parâmetros, como manobras de direção e frenagem, e emitem alertas visuais e sonoros.

O novo Attention Assist 2 da Daimler Buses utiliza uma câmera discretamente instalada para detectar sinais de fadiga ou distração. O sistema é ativado automaticamente ao ligar o motor e analisa em tempo real, sem armazenamento de imagens, a posição da cabeça, direção do olhar, padrão de piscadas e outras características.

Se o sistema detectar fadiga ou distração, um alerta sonoro e uma mensagem no painel de instrumentos são emitidos. A fadiga é detectada a partir de aproximadamente 30 km/h, e a distração a partir de aproximadamente 20 km/h.

A direção do olhar, fechamento das pálpebras, posição da cabeça e rosto são continuamente monitorados, e o sistema emite sinais visuais e sonoros para redirecionar a atenção do motorista à estrada, conforme necessário.

 

Novo: ABA 6 Plus com funções ampliadas

Há também exigências adicionais para o sistema avançado de frenagem de emergência. Por isso, a partir do primeiro trimestre de 2026, a Daimler Buses equipará todos os ônibus rodoviários e intermunicipais com o sistema Active Brake Assist 6 Plus (ABA 6 Plus).

Esse sistema aprimorado não apenas atende às exigências legais que entrarão em vigor em julho de 2026, como também excede as especificações em áreas importantes, oferecendo segurança adicional em situações críticas de condução.

O ABA 6 Plus, sistema mais recente de frenagem de emergência da Daimler Buses, pode realizar frenagem total automatizada a velocidades de até 60 km/h ao detectar pessoas à frente do veículo, bem como usuários da via vindos na direção contrária ou na mesma faixa.

Uma novidade é a detecção de pedestres cruzando a via, com alerta correspondente e frenagem ativa pelo ABA 6 Plus.

Um exemplo de superação das exigências da GSR pelos sistemas de assistência da Daimler Buses é a detecção de múltiplas faixas, que o sistema ABA 6 já realiza com excelência.

O ABA 6 Plus também oferece funções aprimoradas, que permitem detecção mais precisa de situações típicas de condução e ajudam a evitar alertas falsos. Isso inclui, por exemplo, a detecção correta de veículos vindos na direção contrária ao virar à esquerda em cruzamentos e de veículos à frente virando à direita, o reconhecimento de veículos ou pessoas atrás de barreiras de proteção como não perigosos e ainda o reconhecimento de mudança intencional de faixa à esquerda quando a faixa original está bloqueada.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments