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Exclusividade do Jaé para gratuidades em ônibus, BRT, VLT e vans municipais entra em vigor a partir deste sábado (05)


Grupos como idosos, estudantes e pessoas com deficiência só poderão utilizar o novo cartão Jaé para acessar ônibus municipais, BRT, VLT, vans regulamentadas e os “cabritinhos”

Créditos do Riocard não são transferíveis para o novo cartão da bilhetagem, diz prefeitura, que recomenda que usuários gastem o saldo até 2 de agosto nos transportes municipais

ALEXANDRE PELEGI

A Prefeitura do Rio de Janeiro confirmou que, a partir deste sábado, 06 de julho de 2025, o cartão Jaé será o único meio de pagamento aceito para os beneficiários de gratuidades no transporte público municipal. Esta medida marca uma fase na transição do sistema de bilhetagem eletrônica da cidade, que substituirá o antigo RioCard em diversos modais.

A partir da data mencionada, grupos como idosos, estudantes e pessoas com deficiência só poderão utilizar o novo cartão Jaé para acessar ônibus municipais, BRT, VLT, vans regulamentadas e os “cabritinhos” (veículos que operam em comunidades e morros).

Prazos e Fases da Transição para o Jaé:

5 de julho: Todas as gratuidades passaram a ser exclusivamente operadas pelo Jaé. O Riocard foi desativado para este público específico a partir desta data. O município reforçou o alerta para que os beneficiários de gratuidade se adaptassem ao novo sistema até esta data para evitar transtornos.

2 de agosto: A partir desta data, apenas o Jaé será aceito para integrações tarifárias entre os diferentes meios de transporte da cidade que são de responsabilidade municipal. O Riocard será totalmente descontinuado nos modais municipais.

Uso do Saldo do Riocard e Integração Tarifária:

É fundamental entender como o Jaé afeta o Riocard e as regras de integração:

Créditos do Riocard não são transferíveis para o Jaé.

A prefeitura recomenda que o Riocard seja utilizado até 2 de agosto para esgotar seus créditos nos transportes municipais.

O Riocard continua válido para uso em trens, metrô, barcas e ônibus intermunicipais, que são serviços gerenciados pelo governo do estado e não pelo município.

As regras de integração tarifária do Jaé mantêm o padrão do Bilhete Único Carioca:

Permite até três embarques consecutivos no mesmo sentido, dentro de um intervalo de três horas, desde que um desses embarques seja em um BRT.

Caso não haja uso de BRT, o limite é de duas viagens.

A integração é válida exclusivamente para os transportes sob responsabilidade do município.

Como Emitir o Cartão Jaé:

Para emitir o cartão Jaé, os usuários devem apresentar:

Documento de identidade com foto e CPF.

Pessoas com deficiência também precisam apresentar um laudo médico emitido por uma Clínica da Família. As opções para solicitar o cartão são:

Presencialmente: Em um dos postos de atendimento ou superpostos. Em alguns casos, o cartão pode ser entregue na hora.

Pelo aplicativo: Com entrega em domicílio em até 72 horas. Existe uma taxa de conveniência de R$ 7,95 para esta modalidade, mas idosos têm direito à entrega gratuita.

Pontos de Atendimento:

A cidade dispõe de 16 pontos fixos de atendimento para o Jaé:

Superpostos: Localizados em bairros estratégicos como Cidade Nova, Campo Grande, Engenho de Dentro e Deodoro. O funcionamento é de segunda a sábado, das 7h às 19h.

Sede da Prefeitura (Cidade Nova): Opera com horário diferenciado, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Outros locais incluem terminais do BRT, shoppings e unidades como a Nave do Conhecimento.

A lista completa dos endereços pode ser consultada no site oficial da Prefeitura ou pelo aplicativo do Jaé.

Dados de Adoção e Demanda:

Mais de 2,4 milhões de cadastros já foram realizados.

Cerca de 1,4 milhão de cartões foram emitidos.

A maior parte da demanda inicial para a retirada do cartão vem de idosos.

Aproximadamente 440 mil passageiros já utilizavam o Jaé diariamente até a semana passada.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes





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